Jarbas da Rosa e Edmilson Busatto debateram a demora no atendimento e restabelecimento de energia nos municípios
O presidente e o vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), Jarbas da Rosa e Edmilson Busatto, respectivamente, estiveram no Centro de Operações Integradas da RGE nessa terça-feira (23). Durante o encontro, realizado em São Leopoldo, os dois, que também são prefeitos de Venâncio Aires e de Bom Retiro do Sul, falaram sobre o temporal que atingiu a região no dia 16 de janeiro.
Ainda na reunião, Rosa e Busatto destacaram os relatos de clientes que ainda estão sem energia elétrica. Os representantes da Amvat buscavam informações sobre o atraso no restabelecimento dos serviços que afeta a vida de famílias e empresas.
Após uma semana das intempéries e diante das dificuldades de comunicação, a Amvat decidiu acionar o Ministério Público (MP) solicitando a abertura de um inquérito civil para investigar e acompanhar o trabalho da RGE na região, com o objetivo de que sejam prestadas informações sobre o plano de contingência da concessionária para o Vale do Taquari, a troca de postes, cronograma de investimentos, entre outras ações.
Veja ainda: Indicação de isenção do IPTU para atingidos pelo temporal tramita na Câmara
Durante visita a sede da empresa, no entanto, os diretores Cristiano Pires, Fábio Calvo e Robson Cougo prepararam uma apresentação especial sobre os investimentos dos últimos anos nos municípios do Vale e destacaram o cumprimento das metas exigidas pela Aneel. Destacaram o grande número de equipes em atendimento durante o que foi considerado o maior evento clímático já registrado pela empresa na história do RS. Apesar disso, reconheceram falha na comunicação aos prefeitos e à comunidade.
O prefeito Jarbas da Rosa apontou que nunca foi vontade tensionar a relação com a RGE, mas buscar informações claras e trabalhar em conjunto no plano de investimentos e prevenção de novas catástrofes. "A natureza tem nos dado recados. E toda vez que uma intempérie acontece, é na porta do prefeito que a população bate. A empresa não tem tido uma comunicação clara e, por isso, estamos aqui. Para entender e melhorar", destacou. Jarbas da Rosa também convidou a direção da empresa para participar da próxima reunião da Associação de Prefeitos, no mês de março.
Leia mais: Vítima do primeiro homicídio do ano em Venâncio Aires será sepultada nesta quarta-feira
“Infelizmente nossa região foi, mais uma vez, muito afetada e estamos atuando em conjunto entre os municípios para atender aos anseios de muitas famílias que ainda aguardam o retorno da energia para retomarem suas vidas e seus negócios. Compreendemos as dificuldades e aguardamos o pronto reestabelecimento do serviço o quanto antes”, acrescentou o prefeito Edmilson Busatto.
Nesta quinta-feira (25), Busatto representa o presidente Jarbas da Rosa em agenda no Ministério Público Estadual para tratar de explicações da RGE. O encontro foi buscado pela Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat).
Notícias relacionadas

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Convenção coletiva do comércio em Santa Cruz deve ser assinada na terça-feira
Acordo definirá reajuste salarial e renovação de cláusulas sociais para trabalhadores do setor de lojas no município

Horóscopo: A semana inicia com a possibilidade e você refletir
Será um bom momento para refletir e expressar criativamente o que você quer, sobre seus relacionamentos e sobre um equilíbrio harmonioso necessário. Que sementes gostaria de plantar agora?

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem escolher o novo papa
Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão