Movimento que visa o cuidado com o corredor ecológico foi apresentado na manhã desta sexta-feira
Com o objetivo de transformar Santa Cruz do Sul em uma cidade modelo sócio-ambiental, a Administração Municipal apresentou, na manhã desta sexta-feira (19), o Movimento pelo Cinturão Verde, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, na Praça da Bandeira.
Leia também: Incêndio atinge restaurante e deixa homem ferido em Santa Cruz
O projeto irá concentrar esforços coletivos para planejar e executar estratégias para a preservação do corredor ecológico, com atividades que visam envolver todos os segmentos a sociedade. O movimento terá um conselho, que será coordenado pelo geólogo ambientalista José Alberto Wenzel e contará com uma equipe composta por representantes de diversos setores da prefeitura e entidades.
Segundo a prefeita Helena Hermany, a preservação do Cinturão Verde significa um compromisso com a vida. A chefe do executivo destacou que a Administração Municipal trabalha para que o município seja conhecido pela sua responsabilidade com o meio ambiente.
“Precisamos e podemos fazer com que Santa Cruz seja também um modelo ambiental. Queremos deixar um legado com ênfase para o cinturão verde. A minha geração não cuidou do meio ambiente como deveria, hoje nós vivemos os resultados desastrosos nos diversos recortes que nós estamos vivenciando. Isso é muito assustador. Quando o assunto é meio ambiente, não existe meio tempo. Ou preservamos, ou sofremos as consequências. E o essencial, nunca somos pequenos demais para fazer a nossa parte. O segredo é esse, cada um fazer a sua parte. Semeando boas atitudes, dando exemplos, nos encaixando nesse movimento que com certeza é o marco divisor para fazermos nascer um futuro melhor”, disse.
O geólogo Wenzel revelou que o movimento tem foco no cinturão verde, mas irá integrar todo o município. De acordo com o ambientalista, o projeto tem como base principal um questionamento importante. “O que se pretende para o Cinturão Verde nos próximos 30 anos: um álbum de fotos amareladas, uma gaveta com relatos de boas intenções, uma área totalmente urbanizada entremeada por praças e frações de relevos acidendatos ou um ecossistema vivo preservado?”, finalizou.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B