Geral

Santa Cruz pode ter porto seco para facilitar o comércio internacional

Publicado em: 28 de dezembro de 2023 às 12:38 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 16:16
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Município disponibilizou uma área de seis hectares para instalação da estrutura

    Santa Cruz do Sul pode receber um porto seco. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato. O gestor destacou que as conversas sobre a possibilidade da estrutura avançaram durante agendas em Brasília, nas quais ele participou em conjunto com o deputado federal Heitor Schuch (PSB), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

    LEIA TAMBÉM: Teste de qualidade: entenda como os eventos estão melhorando os espaços públicos de Santa Cruz

    De acordo com Cechinato, a demanda por um porto seco é histórica e a instalação representaria um marco para o município e toda a região. A estrutura, uma espécie de armazém alfandegado, simplificaria os procedimentos de exportação e importação e permitiria que esses trâmites fossem realizados diretamente em Santa Cruz.

    A prefeita Helena Hermany (Progressistas) formalizou o pedido à Secretaria Especial da Receita Federal e deixou uma uma área de seis hectares próxima ao Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul disponível para a instalação do porto seco. Agora, a Receita Federal está analisando a proposta. “Temos já operadores logísticos interessados em ter esse tipo de operação em Santa Cruz”, disse Cechinato.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O secretário estacou que uma consultoria realizada apontou a Terra da Oktoberfest como o município com a melhor localização e volume de importações e exportações para a instalação de um armazém alfandegado. “A instalação daria uma condição logística invejável a Santa Cruz”, finalizou.