Geral

Santa Cruz deve ter concurso público na área da educação em 2024

Publicado em: 15 de dezembro de 2023 às 15:19 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:47
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Freepik
    compartilhe essa matéria

    Segundo a secretária de Administração do município, Marinalda Spindler, a gestão estuda a possibilidade

    Santa Cruz do Sul deve ter um novo concurso público na área da educação em 2024. A informação foi confirmada pela secretária de Administração do município, Marinalda Arena Dias Spindler, durante uma entrevista à reportagem do Portal Arauto.

    Leia também: Emef Willy Froehlich passa por reforma e ampliação

    Segundo a secretária, a Administração Municipal está estudando a realização de um concurso para professores no próximo ano, para suprir os contratos que estão sendo feitos. A intenção é que a carga horária dos profissionais seja 40 horas.  

    “Terminou a banca do concurso de 2019, que entra professor de anos iniciais e educação especial. Os cargos que ainda têm banca também entrarão no concurso, mas no cadastro reserva, pois é necessário priorizar o concurso que ainda está vigente, que é o de 2019”, disse.

    Spindler destacou que o ano de 2024 é um período eleitoral e, por isso, é necessário cuidado. Se o concurso não estiver homologado até julho de 2024, não é possível realizar um chamamento.

    A secretária ressaltou também o avanço da Administração Municipal em 2023 com os processos seletivos simplificados. No passado, os candidatos enfrentavam filas para realizar suas inscrições. Atualmente, elas são feitas de forma online, através do celular ou computador.

    “No passado enfrentava filas. Em determinados cargos havia uma demanda muito grande. Hoje, o candidato só faz a apresentação física para a entrega da documentação no chamamento para entrar no exercício”, afirmou.

    Outra novidade que repercute em todo o país e já está sendo implementada no município são as cotas em concursos públicos. “Para nós foi um grande ganho. Também incluímos um percentual de mulheres na Guarda Municipal e de Trânsito. É um avanço de completar a categoria”, concluiu.