Imaginário das Artes Visuais apresenta a produção local por meio de um canal digital
Com o objetivo de fomentar a arte local, a Plataforma Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul foi oficialmente lançada no município. O evento, promovido pela Move Coletivo Cultural, ocorreu no Centro de Cultura Francisco José Frantz – Antiga Estação Férrea e reuniu obras de 80 artistas santa-cruzenses.
Leia também: Venâncio Aires é pioneiro no Estado ao utilizar sistema de endereçamento digital
O Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul é um projeto inovador, que, por meio de uma plataforma digital, apresenta os artistas visuais do município e suas produções em um único endereço online. A Plataforma Imaginário tem como objetivo promover a produção artística local e valorizar as histórias e criações dos artistas.
Por meio dessa iniciativa, artistas locais têm a oportunidade de apresentar suas obras, sejam elas pinturas, esculturas, fotografias ou qualquer outra forma de expressão visual, além de compartilhar um pouco sobre suas histórias e percursos profissionais. Esse é um canal para a conexão entre os artistas e o público, incentivando o diálogo e a apreciação da diversidade cultural, rompendo fronteiras regionais, alcançando outras cidades, estados ou países.
Segundo uma das curadoras da exposição, Margit Kämpf, a plataforma é uma oportunidade de levar a arte local para outras regiões e de valorizar o trabalho do santa-cruzense. “A gente tem a possibilidade de atravessar as fronteiras do município. Mas antes disso, a gente tem um sistema de conhecimento. Nós reconhecemos quem são os artistas de Santa Cruz, como eles fazem a arte, quais são as suas expressões e identidades. É preciso conhecer essa nossa produção artística, porque só no momento que a gente conhece é que somos capazes de valorizar o que temos”, destacou.
Ainda de acordo com Kämpf, a cada novo evento é possível conhecer mais artistas locais, assim, fazendo com que a plataforma se torna uma fonte de pesquisa e comunicação, que valoriza o trabalho e a arte. “É uma riqueza muito grande, que a gente desconhece da nossa cidade”, adicionou.
O financiamento do projeto é através da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, com recursos do Funcultura. Acesse a plataforma clicando aqui. Mais informações podem ser encontradas nos perfis @imaginariodasartesvisuais e @setorial_artes_visuais_scs.
Notícias relacionadas
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública
Prefeitura de Santa Cruz propõe criação de Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência
Objetivo é promover políticas públicas efetivas através de um mapeamento de dados consolidados dos cadastros existentes no município