Geral

Vereador quer compensação financeira pelo impacto ambiental da duplicação da RSC-287

Publicado em: 11 de dezembro de 2023 às 07:02 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 15:34
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Nicolas da Silva/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Valor seria investido na ampliação do Parque da Gruta e no Cinturão Verde

    Em meio ao avanço das obras da RSC-287, o vereador de Santa Cruz Gerson Trevisan (PSDB) apresentou uma indicação buscando adotar medidas compensatórias para diminuir os impactos ambientais gerados. O documento, endereçado ao governador, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e à Rota Santa Maria, propõe o repasse de recursos financeiros para a ampliação do Parque da Gruta e do Cinturão Verde.

    LEIA TAMBÉM: Homem é socorrido após ser agredido em Santa Cruz

    O texto, que começa a tramitar na sessão desta segunda-feira (11) no Legislativo, destaca a importância das obras de duplicação da rodovia que interliga os municípios do Vale do Rio Pardo e reconhece o valor para a infraestrutura local. No entanto, ressalta que as intervenções acarretarão impactos ambientais, como a remoção de árvores, vegetação nativa e a interferência em fontes e cursos de água. Para Gerson Trevisan, a movimentação intensa de terra e rochas representa uma ameaça ao equilíbrio ecológico da região.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Segundo o vereador, a proposta apresentada busca garantir que, em contrapartida aos danos causados, sejam adotadas medidas compensatórias. “No caso de Santa Cruz do Sul, como medidas compensatórias, propomos que, no mínimo, seja ampliado o Parque da Gruta e o Cinturão Verde. Essas medidas de compensação ajudarão na manutenção e ampliação destes importantes locais relacionados ao meio ambiente. São de vital importância para o presente e o futuro das pessoas que vivem e viverão em Santa Cruz do Sul”, colocou Trevisan.