Polícia

Operação Afluência investiga descaminho e lavagem de dinheiro envolvendo empresários de Venâncio Aires

Publicado em: 30 de novembro de 2023 às 06:49 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:40
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos; movimentação é de pelo menos R$ 62 milhões

    A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil de Venâncio Aires, desencadeou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Afluência, que investiga o descaminho e a lavagem de dinheiro por parte de empresários do município.

    Ao menos 100 agentes estão atuando desde o início da manhã, cumprindo quatro mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em residências e empresas da Capital do Chimarrão. 

    A Polícia Civil de Venâncio Aires iniciou as investigações há cerca de um ano. Com o desenrolar dos fatos, foi necessário acionar a Polícia Federal, que também já estava acompanhando os mesmos indivíduos. Com o trabalho conjunto foi possível expandir e compreender o contexto das ações criminosas.

    Leia também: Em abordagem, homem é preso com 145 quilos de carne sem procedência

    De acordo com o delegado Vinicius Lourenço de Assunção, os atos ilícitos envolvem conhecidos empresários da cidade, que enriqueceram de maneira rápida e isso passou a causar estranheza. "Passamos então a investigar se eles não estavam envolvidos com facção criminosa e tráfico de entorpecentes. Eles estavam lidando com descaminho, através de bebidas alcoólicas, especialmente destilados", salienta.

    Assunção explica que os envolvidos montaram um grande esquema de transporte destas bebidas para depósitos, sempre no meio de outras cargas para não chamar a atenção, especialmente na região central do país. "Este dinheiro todo tinha que entrar de maneira lícita no país através da lavagem de dinheiro e aqui em Venâncio Aires foi montado este esquema através da construção civil e da revenda de veículos."

    Veja as últimas notícias da área policial

    Conforme o delegado, o esquema era muito bem articulado e estruturado, uma vez que o dinheiro era colocado dentro destas empresas que passaram a competir de forma desleal com os concorrentes. "A análise da investigação é de que a movimentação seja de pelo menos R$ 62 milhões nestes três, quatro anos de esquema. Nosso trabalho é para combater esta organização criminosa e secar esta fonte", afirma.

    Além de Venâncio Aires, a Operação Afluência está sendo realizada em Lajeado, Cruzeiro do Sul, Estrela, Bagé, Aceguá, Pelotas, Jaguarão, Morro Redondo e em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.