Geral

Prefeitura aguarda estudos para verificar necessidade de demolição de escola

Publicado em: 22 de novembro de 2023 às 18:14 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:20
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Prédio foi interditado em setembro devido a problemas estruturais

    O secretário Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado, atualizou, durante entrevista ao Portal Arauto, o andamento dos estudos sobre a situação da estrutura da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aliança. O prédio foi interditado em setembro devido a problemas estruturais, incluindo rachaduras. Para garantir a segurança de alunos e professores, as equipes foram transferidas para outras instituições.

    LEIA TAMBÉM: Região se destaca na 1ª Mostra Científica Estadual

    Segundo Wagner Machado, em 2011, foi utilizado um sistema de construção rápida e, ao longo do tempo, revelou fragilidades estruturais. O secretário explicou que a situação se agravou durante uma ampliação recente, quando um deslocamento de solo ameaçou a integridade da estrutura original. Em resposta a esse risco, a Prefeitura tomou a decisão de interditar a escola e solicitou uma avaliação da Defesa Civil.

    O secretário detalhou que o processo atual envolve a avaliação da necessidade de demolição da área afetada e a realização de uma análise para determinar se há patologias estruturais que possam comprometer a reconstrução. “Estamos analisando porque é uma questão de drenagem muito complexa da rua, que vem provocando alguns problemas, inclusive em outras residências próximas. Não adianta só fazer rápido, tem que fazer bem feito”, disse.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Wagner Machado enfatizou o compromisso da Administração Municipal em executar as soluções de maneira abrangente e de evitar problemas no futuro. “Nós aguardamos os técnicos da Secretaria de Planejamento, que estão trabalhando fortemente nisso. A secretária atual deu atenção exclusiva para esse tema. Então, a gente aguarda essa resposta deles para podermos tocar adiante a nossa licitação de demolição parcial ou total, de acordo com o que os estudos mostram”, falou.