Operação investiga fraudes em licitações, desvio de valores públicos por servidores e lavagem de dinheiro
O vereador Henrique Hermany, alvo da Operação Controle, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, se pronunciou nesta terça-feira (14) em uma coletiva de imprensa realizada em sua residência após ser afastado da Câmara de Vereadores. A operação investiga fraudes em licitações, desvio de valores públicos por servidores e lavagem de dinheiro.
LEIA TAMBÉM: Após operação, prefeita anuncia interinos para cinco secretarias em Santa Cruz
Hermany, que também é líder de governo, refutou as acusações durante a coletiva. Ele declarou que sua atuação como advogado, anterior ao seu envolvimento na política local, não possui qualquer relação com os processos investigados. O vereador destacou que não participa da elaboração de editais de licitação, projetos, julgamentos de processos licitatórios, assinatura de contratos ou acompanhamento de licitações.
O vereador esclareceu que sua relação profissional como advogado iniciou após seu período como secretário no governo de Telmo Kirst e enfatizou que sua atuação como legislador não o impede de exercer a profissão de advogado. Ele ressaltou que o mandado de busca e apreensão em sua residência foi acompanhado por um colega advogado, visando a defesa de suas prerrogativas profissionais.
O parlamentar reconheceu o dever do Ministério Público de investigar, respeitando sua atuação, e destacou que, até o momento, não há comprovação de qualquer ilícito. Ele reiterou seu compromisso em prestar informações no menor prazo possível para esclarecer os fatos, garantindo que exercerá seu direito de defesa tanto dentro do processo quanto perante a opinião pública.
Notícias relacionadas
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h