Geral

Conheça o júri do 6º Festival Santa Cruz de Cinema

Publicado em: 24 de outubro de 2023 às 15:40 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:19
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Evento premiará na próxima sexta-feira, dia 27, com o Troféu Tipuanas as melhores produções em treze categorias

    A sexta edição do Festival Santa Cruz de Cinema começa nesta terça-feira (54), com a noite de abertura e de apresentação dos primeiros filmes concorrentes. O calendário de exibições segue na quarta e na quinta-feira, com sessões abertas à comunidade no Auditório Central da Unisc sempre a partir das 19h. Em todas as noites, haverá debates com cineastas sobre as obras apresentadas. Sexta-feira, 27, acontece o grande encerramento do evento cultural, com a entrega do Troféu Tipuanas para as 13 categorias competitivas. A edição teve recorde de inscritos, com 695 obras submetidas vindas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal.

    LEIA MAIS: Confira a programação completa do Festival Santa Cruz de Cinema

    Para o júri do festival foi convidada uma equipe de renome, confira:

    Dani Fogliatto
    Produtora de elenco, com experiência em longas metragens, séries de TV e comerciais publicitários, entre eles O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, Prova de Coragem, de Roberto Gervitz, A Cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas, Em 97 era Assim, de Zeca Brito, entre outros. Trabalhou com atores como Fernanda Montenegro, Mariana Ximenes, Marjorie Estiano, Thiago Lacerda, Armando Babaioff, Cesar Troncoso, Marcos Paulo, Zé Adão Barbosa. Formada pelo Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA), também atuou em peças teatrais com os diretores Bob Bahlis, Giovana Figueiredo, Tiago Melo, Karen Radde e Ronald Radde.

    Nando Cunha
    É ator. Seus trabalhos recentes na tevê foram Gênesis, As Aventuras de Poliana, Tomara que Caia, Geração Brasil e Salve Jorge, e estava no ar em Travessia, vivendo o carismático garçom Joel. No teatro os últimos trabalhos foram Filho do Pai, Oi Quer Teclar e Lima Barreto, e no cinema, o curta Tele-entrega, foi premiado no Festival de Gramado e no Festival da Espanha, onde recebeu o prêmio de Melhor Ator. Entre os longas, O Novelo (Melhor Ator e Melhor Filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Gramado), A Volta, O Pulo do GatoTim Maia, Trinta, e Apaixonados e Lascados. Em 2023 ainda estrela filmes como Mussum, o Filmis, vencedor de 5 kikitos no Festival de Gramado, incluindo o de Melhor Filme, onde vive Grande Otelo e o filme Nosso Sonho, sobre Claudinho e Buchecha, onde dará vida ao pai do cantor Buchecha. Atuou ainda nas séries Os Suburbanos, Cinema de Enredo, Me Chama de Bruna, How To Be a Carioca e Pedaço de Mim. Na Netflix fez parte das produções Barba, Cabelo e Bigode, Vizinhos e Um Natal Cheio de Graça.

    LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema inicia nesta terça-feira

    Ane Siderman
    É diretora e produtora. Seus primeiros trabalhos no audiovisual foram em 2002. Formou-se em Direção Cinematográfica na Universidad del Cine de Buenos Aires, onde morou por 6 anos. Especializou-se em direção de atores no CFP-SICA, Actor’s Studio de Buenos Aires, Studio Fátima Toledo e no Studio Joy Morris. Faz parte da diretoria da API, da diretoria do SIAV-RS, do Colegiado Setorial do Audiovisual do RS, compõe a comissão de seleção do filme brasileiro ao Oscar 2024 pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Dirigiu 15 curtas, entre eles Gotas de Fumaça e Abelardo que participaram em mais de 150 festivais recebendo 35 prêmios. Participou na equipe de direção e produção mais de 30 projetos audiovisuais entre longas e séries. Possui ampla experiência em assistência de direção e preparação de elenco, nos filmes: A Oeste do Fim do Mundo de Paulo Nascimento, Os Senhores da Guerra de Tabajara Ruas, O Pequeno Segredo de David Schurmann, A Superfície da Sombra de Paulo Nascimento, O Avental Rosa de Jayme Monjardim, Teu Mundo não cabe nos meus Olhos de Paulo Nascimento e Área de Risco de Edson Celulari. Além das séries: Animal (GNT), Chuteira Preta (Amazon), Sonho Americano (Travel Box), The Journey. Em 2021 lançou seu primeiro longa-metragem Verona, que participou em mais de 100 festivais, em 38 países, recebendo 90 prêmios, destes 23 prêmios de melhor direção. Foi produtora Latino-americana da série Fim do Mundo (2011) – RBSTV – gravada no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Foi produtora da série Sonho Americano (2018) da Accorde Filmes, gravada nos EUA. É produtora executiva do filme Além de Nós da Atama Filmes, lançado em 2023, também assina produção executiva nos projetos Mein opa da Flor de Lótus, Para Amanhecer Ontem da Walper Ruas Produções, Estranho Amor da Visom Digital e A Banda, Panda Filmes. Participou na equipe de produção executiva de 11 longas-metragens e 10 obras seriadas.

    Alice Urbim
    Jornalista e produtora gaúcha nascida em 1954, possui cinco décadas de experiência na área audiovisual. Na RBS TV, atuou como Gerente de Programas Especiais, Programação e Entretenimento, funções nas quais criou vários programas (como Histórias Curtas, Curtas Gaúchos, Patrola e Anonymus Gourmet) e idealizou o Projeto Caras Novas, curso para jornalistas recém-formados. Além disso, durante oito anos foi professora nas disciplinas ligadas a televisão na PUCRS. Atuou no cinema como responsável pela produção regional dos filmes Noite e Sonho Sem Fim e fez o lançamento de Verdes Anos, Me Beija e Aqueles Dois, tendo trabalhado como gerente de produção da minissérie Incidente em Antares, produção da TV Globo realizada no Rio e em Pelotas. A partir de depoimentos de seus pais e de sua própria memória, realizou o documentário de média-metragem Porta e Janela. Atualmente, após integrar o Consellho Estadual de Cultura, atua como consultora e curadora de projetos culturais, sendo também membro da direção Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, do conselho da Film Comission de Porto Alegre e integrante do comitê setorial que elaborou o edital da Lei Paulo Gustavo na capital gaúcha.