Evento em Santa Cruz contará com a presença dos atores homenageados Hermila Guedes e Thiago Lacerda
Inicia na noite desta terça-feira, dia 24, a 6ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema, transformando a cidade em um caldeirão de ideias e debates sobre a produção audiovisual brasileira. Até a próxima sexta-feira, dia 27, quando ocorre a cerimônia de premiação, Santa Cruz do Sul recebe cineastas, atores e realizadores de todo o país para o evento, que possui entrada gratuita e aberta à comunidade. As exibições ocorrem no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O Festival teve um número recorde de inscrições em 2023. Foram 695 obras, de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Com foco em curtas-metragens, a curadoria selecionou filmes que dão destaque a temas relacionados às questões de gênero, racismo e exclusão social, estimulando a reflexão e os debates após as exibições. Representando o cinema local, os filmes selecionados para a Mostra Olhares Daqui, produzidos em Santa Cruz do Sul, são Já é tarde?, de Luís Alexandre, Existe ou Resiste, de Vitz Almeida e User, de Lucas Dias.
LEIA MAIS: Festival Santa Cruz de Cinema anuncia filmes selecionados
Conforme um dos organizadores do evento, Rudinei Kopp, além de valorizar o audiovisual do país, o evento possui um viés educacional com a presença de estudantes da região. “A expectativa é excelente. Temos mais de 15 escolas que marcaram a vinda de turmas para os quatro dias do festival. Todos os filmes terão representantes durante o festival e isso significa que teremos pessoas de todo o país debatendo e vivendo o cinema brasileiro”, comenta.
Homenageados
A grande homenageada do ano será a atriz Hermila Guedes. Nascida em Pernambuco, a atriz de 42 anos é uma das premiadas do cinema brasileiro. Ficou marcada pelas atuações no longa Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, e a minissérie Por Toda a Minha Vida, na qual interpretou a cantora Elis Regina. Recentemente participou também do filme Assalto ao Banco Central e das séries Assédio, Segunda Chamada e Cangaço Novo.
O prêmio Tuio Becker será entregue ao ator Thiago Lacerda. O artista carioca, nascido em 1978, ganhou seu primeiro papel como protagonista em 1999, na novela Terra Nostra. Entre as obras que o ator estrelou, estão as renomadas A Casa das Sete Mulheres, O Tempo e o Vento, Liberdade, liberdade, Cordel Encantado e Aquarela do Brasil.
O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado por Fecomércio Sesc RS, Unisc e Pé de Coelho Filmes. O evento possui Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocínio da JTI, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Corsan. Também conta com apoio institucional da Locadora Filmes do Bem.
CONFIRA: Dois filmes de Santa Cruz são selecionados para o Festival de Gramado
Notícias relacionadas

D’Cortês Barbearia: referência em atendimento em Linha João Alves
Empreendimento é comandado pelo casal Marcelo e Josiane Cortês

Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUS
Atendimentos humanizados e acolhedores serão garantidos após sanção do PL 4.440/2024

Com geração de 200 toneladas diárias de lixo, Cisvale busca soluções para resíduos sólidos na região
Problema se agrava devido ao déficit financeiro entre a arrecadação para gestão dos resíduos e os custos elevados com coleta, transbordo e destinação final

Referência internacional em paleontologia, pesquisadora britânica visita Candelária
Cientistas analisam a estrutura interna dos fósseis