Roteiro inclui apresentação da Unisc e potencialidades com o Consulado, city tour e visita à 38ª Oktoberfest
Uma visita de cortesia que busca estreitar os laços entre Santa Cruz do Sul e a Alemanha. Com este objetivo, o município recebe, nesta quinta-feira (19), o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn. O roteiro, organizado de forma conjunta pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Comissão dos 175 anos de Imigração, Prefeitura e Coordenação Executiva da 38ª Oktoberfest, inclui apresentação da universidade e potencialidades com o Consulado, city tour pela cidade e interior e visita à 38ª Oktoberfest e Feirasul 2023.
A chegada do Cônsul-Geral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocorre às 11h, na Unisc, onde será recebido por membros da Reitoria, professores com interface com a Alemanha, a estudante alemã que frequenta a universidade e membros da Comissão Executiva dos 175 anos da Imigração. O almoço (por adesão), ocorre no Restaurante da Gruta.
Na parte da tarde, às 13h30min, Marc Bogdahn será recebido no Palacinho pela prefeita Helena Hermany, que vai apresentar pessoalmente ao cônsul dois pontos de referência da cidade: a Catedral São João Batista e Túnel Verde da Marechal Floriano. Em seguida, ele segue para visita a locais históricos da imigração no município como Linha Alto Santa Cruz e Linha Santa Cruz.
Leia mais: Semana do funcionalismo público tem programação extensa em Santa Cruz; confira
Oktoberfest
A partir das 16h, o cônsul será recepcionado na maior festa alemã do Rio Grande do Sul pelas soberanas da 38ª Oktoberfest, família Fritz e integrantes da Coordenação Executiva. O evento, que segue até o domingo (22), no Parque da Oktoberfest, mantém viva a herança cultural dos colonizadores alemães, como a música, a dança e a gastronomia típicas. Antes de seguir para o próximo compromisso, em Lajeado, Marc ainda participa de um café colonial, na Bierhaus.
Quem é
Marc Bogdahn, 56 anos, nascido em Berlim, na Alemanha, assumiu o Consulado Geral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina em agosto deste ano. Entre 2019 e 2023, ocupou o cargo de ministro junto à Embaixada da República Federal da Alemanha, em Brasília (DF). Já atuou na representação alemã em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), Bruxelas (Bélgica) e Moscou (Rússia).
Notícias relacionadas
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo