Estimativa da organização da festa é de que 5 mil figurantes tenham participado do desfile, diante de um público de 40 mil pessoas
O segundo desfile temático da 38ª Oktoberfest ofereceu mais um grande espetáculo de animação, cores, música e tradição ao público que lotou a Marechal Floriano na manhã deste domingo (15).
LEIA TAMBÉM: Com sementes crioulas, agricultora da região propõe reflexões sobre a forma de produção
As alas compostas por grupos folclóricos, representações de empresas e carros alegóricos contagiaram a plateia reunida no centro da cidade ao som das conhecidas marchinhas.
Um mar de gente em trajes típicos ocupou a principal rua do centro da cidade – a estimativa da organização da festa é de que 5 mil figurantes tenham participado do desfile, diante de um público de 40 mil pessoas.
A prefeita Helena Hermany cumpriu parte do trajeto do desfile a bordo da Fubica do Fritz, na companhia do vice-prefeito e secretário de Saúde Elstor Desbessell e do deputado federal Pedro Westphalen, até o estande da Prefeitura em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira. No local, a chefe do Executivo Municipal assistiu o restante da parada, interagindo com a comunidade.
“Fomos abençoados com um domingo lindo e a presença de um grande público. A animação das pessoas que estão desfilando é contagiante. É maravilhoso poder fazer parte desta festa, que a cada ano se supera em todos os quesitos e coloca Santa Cruz do Sul no noticiário, celebrando e preservando nossas tradições”, afirmou a prefeita.
O desfile contou com duas presenças especiais. A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, e a secretária adjunta Gabriella Meindrad vieram prestigiar a maior festa germânica do Rio Grande do Sul. Beatriz enfatizou o interesse que a prefeita Helena Hermany tem demonstrado pela cultura, no que diz respeito à preservação da cultura e a celebração das tradições germânicas. “Nossa presença hoje é no sentido de reafirmar o reconhecimento do Governo do Estado às iniciativas que dão destaque à cultura, principalmente levando em consideração os preparativos para a celebração dos 200 anos da imigração alemã”.
O presidente da 38ª Oktoberfest, João Valdemar Goerck, estava bastante emocionado com o resultado do desfile. Ele destacou a interação entre o público e os figurantes, e a beleza e qualidade dos carros alegóricos. Goerck ainda ressaltou o domingo ensolarado, que permitiu a realização do evento. “O clima perfeito contribuiu e as pessoas puderam assistir a um grande espetáculo”.
Entre o público, a animação foi grande. O casal Vinícius e Daniela Laner aproveitou o cenário para tirar selfies minutos antes do desfile começar. “A empolgação é sempre grande. A Oktober vive na alma da cidade e daqueles que a visitam e gostam da festa. É um privilégio poder participar”, disse Vinícius.
A aposentada Margit Pinheiro elogiou o espetáculo que assistiu. Assídua frequentadora dos desfiles, ela acompanhou mais uma parada ao lado de familiares e amigos. “As inovações deste ano estavam maravilhosas, amei do início ao fim. Devem seguir assim, para continuar atraindo mais público”.
Notícias relacionadas
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo