Cultura e Entretenimento e Cobertura Especial

Primeiro grupo oficial de turistas chega a Santa Cruz para a 38ª Oktoberfest

Publicado em: 06 de outubro de 2023 às 13:51 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 13:37
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, da Universidade Federal de Santa Maria, percorreram os pontos turísticos do município

    O primeiro grupo oficial de turistas chegou para visitar Santa Cruz do Sul e a 38ª Oktoberfest, nesta sexta-feira (6). Os visitantes são graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, da Universidade Federal de Santa Maria, que estão realizando uma viagem técnica guiada nos atrativos turísticos do município.

    A coordenadora e professora do curso, Mônica Elisa Dias Pons, juntamente com alunos acadêmicos das disciplinas de Marketing Turístico, Gestão de Meios e Hospedagem e Gestão de Eventos, percorreu os pontos, como a Catedral São João Batista, Parque da Cruz, Rua Marechal Floriano e o Parque da Oktoberfest.

    O guia oficial que acompanhou os visitantes foi o coordenador do Departamento de Atenção ao Turista da Oktoberfest, Luís Carlos Moritzen. Segundo ele, a atividade turística é muito importante para o município, pois além de divulgação, gera economia. “A gente percebe que, nos últimos anos, as pessoas estão ansiosas por conhecer Santa Cruz e principalmente a nossa Oktoberfest. O que isso resulta? Eles levam uma bela imagem da nossa cidade limpa, arborizada e de fácil acesso, gastam no nosso comércio, tudo isso gera a economia do nosso município”, disse.

    Leia também: Aberta oficialmente a 38ª Oktoberfest

    De acordo com a professora Mônica, o momento é uma oportunidade dos acadêmicos vivenciarem, na prática, o cotidiano do que é atuar como turismólogos, para assim, compreenderem como funciona as dinâmicas e processos da profissão. “Santa Cruz é uma referência. Vemos, por exemplo, uma festa como a OKtober, que emana e surge da comunidade, também as potencialidades nas diversas áreas, não só em termos de atrativos turísticos, mas também da atividade turística em si, e do que é possível trabalhar. Para os alunos é muito importante ter essa vivência, compreender, para depois discutir e apresentar essa perspectiva toda em sala de aula”, afirmou.

    O estudante Thomas Lins, de 36 anos, está fazendo sua segunda graduação em Turismo. O aluno participa todos os anos das viagens técnicas propostas pelo curso. “A nossa ideia é conhecer não só a comunidade e a cultura local, mas como é a organização da feira a partir de uma associação que consegue atingir em nível nacional essa importância. Então a gente propõe para que todos os alunos dentro do laboratório de turismo possam ter essa experiência, conhecer, passar o dia, ter essas visitas técnicas guiadas nos atrativos turísticos e conhecer um pouquinho da história, da cultura local e de todos os atrativos dentro da feira e do parque”, explicou.