Casa de saúde da Cidade Histórica conta com 101 leitos
O Hospital Regional do Vale do Rio Pardo foi contemplado, nesta segunda-feira (2), com R$ 1,3 milhão para a aquisição de um tomógrafo e um elevador para a estrutura. O recurso é proveniente do programa Avançar na Saúde, por meio de um contrato assinado pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em ato realizado no Salão Nobre da instituição, na cidade de Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Casinhas de cachorro e armários feitos por detentos são doados para Rio Pardo
“Com a compra do tomógrafo, evitaremos que os cidadãos tenham que sair de Rio Pardo ou da região. Nosso objetivo é levar os serviços de saúde o mais perto possível da população”, frisou a secretária, que também ressaltou a importância do novo elevador.
O hospital estava, desde 2020, sob intervenção judicial, passando a gestão para a Secretaria da Saúde (SES). Em dezembro de 2022, passou definitivamente para o Estado, por meio de um termo de cessão de uso, para seguir prestando serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). No momento, a gestão está sendo realizada pelo Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul.
O Regional é um hospital de média complexidade. Atualmente, conta com 101 leitos, nas especialidades de cuidados intermediários adulto, cirurgia geral, clínica geral, saúde mental, obstetrícia cirúrgica e clínica, psiquiatria e pediatria. Além disso, oferece serviços de porta de entrada, traumato-ortopedia, atenção materno infantil, cirurgia geral, cirurgia torácica, ginecologia e pediatria clínica e cirúrgica.
“Agradecemos muito à equipe que está trabalhando no local e à atual gestão da Prefeitura de Rio Pardo. Sentimos que as pessoas estão em um ambiente que passa confiança e segurança a elas”, destacou Arita.
“Esse é mais um passo adiante visando ao melhor atendimento. Contamos sempre com o apoio do Estado e das demais cidades da região, por meio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo”, disse o diretor executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi, também presente na cerimônia. “É bom poder contar com o auxílio de todos para alavancar essa instituição, pois ela é de fato regional. Desejamos que os problemas que afligem a região sejam resolvidos neste hospital.”
UBS Amiga do Idoso
Na ocasião, Arita entregou o Selo Prata Unidade Básica de Saúde (UBS) Amiga do Idoso à Unidade de Saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) Higino Leitão.
O selo é uma certificação conferida pela SES às UBSs que fazem parte da Rede Bem Cuidar (RBC) e que implementaram ações do programa direcionadas aos idosos. As unidades que receberam o selo ouro atingiram índices elevados na promoção da saúde dos idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento dessa população em seu território e qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento, além de implementação de avaliação multidimensional das pessoas da terceira idade.
Notícias relacionadas
Obra do aterro da rampa de acesso da nova ponte da ERS-130 inicia quarta-feira
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Próximo concurso será na terça-feira
Centro de Bem-Estar Animal estará fechado nesta segunda-feira
Motivo é o serviço de Controle de Pragas e Vetores - desratização e dedetização que será realizado no local
Prefeitura de Vale Verde faz revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
Questionário está disponível na sede da Administração Municipal