Pioneira no segmento a ter laboratório ótico, a empresa familiar foca na atenção ao cliente e precisão da visão por meio da tecnologia
Neste 26 de setembro – dois dias antes do aniversário de fundação de Santa Cruz do Sul – quem comemora é a equipe da Hoffmann, Spode. A empresa celebra 120 anos de atividade, com foco direcionado à visão precisa do cliente por meio da tecnologia. Pioneira no segmento a ter laboratório ótico, ao longo do tempo, a loja se reinventou para acompanhar as mudanças sociais e manter-se ativa na lembrança do consumidor.
O sócio proprietário, Mauro Spode, revela demonstra orgulho em ter dado continuidade ao empreendimento da família; iniciado em uma casa de moradia, localizada no Centro, em 1903. “Desta época, nós temos poucas informações, parte delas resgatadas em documentos e no livro que conta a história dos 100 anos de Rio Pardinho. No entanto, quando entra na sociedade Harald Hugo Spode, meu tio, em 1946, a memória começa a ser melhor preservada”, conta.
No atual endereço – a sala 01 do Edifício São Luiz – é ocupado desde 1952, quando foi inaugurado pelo Colégio Marista São Luis. No entanto, a Hoffmann, Spode teve uma unidade na Rua Júlio de Castilhos por 45 anos, de 1907 a 1952, e entre as décadas de 1950 e 1970, tinha uma filial, localizada na Rua Carlos Trein Filho. “Nesta época, a Souza Cruz tinha uma fábrica naquela região e a ideia era comercializar relógios despertadores para os trabalhadores da fumageira”, relata Spode.
No início das atividades, a manipulação de metais preciosos para confecção de joias caminhava ao lado da confecção de óculos. Ao longo do tempo, a venda de relógios e objetos de decoração como porcelanas e cristais importados também faziam parte do mix de produtos da Hoffmann, Spode.
Com o passar do tempo e a entrada efetiva do atual proprietário Mauro Spode na sociedade, o foco direcionou-se para o cuidado com a visão. “Muitos comercializavam relógios e peças de decoração começaram a serem vendidas em bazares, que também surgiam. Fizemos a opção pela ótica porque ela está ligada à saúde do consumidor”, defende.
Um valor que é para sempre
A Hoffmann, Spode foi, também, uma das primeiras empresas santa-cruzenses a criar uma marca e personalizar o layout da loja. Heiner Ulrico Spode, pai de Mauro, tinha a preocupação com a padronização da imagem e, por isso, na década de 1980, encomendou a marca e o slogan “valor para sempre”, utilizados até hoje. “Fomos também pioneiros na produção de jingle para rádio e sempre se investiu na comunicação como uma forma de estar presenta na vida do cliente”, pontua o sócio proprietário.
Clientes que entendem a mensagem de valor e confiança e se renovam. Na carta de consumidores da Hoffmann, Spode, famílias inteiras adquirem óculos e armações na empresa, renovando-se de geração em geração. “Meu pai sempre dizia que a gente sabe que está no caminho certo quando a segunda, terceira ou até mesmo a quarta geração de clientes da mesma família segue conosco”, repete.
Para marcar os 120 anos e guarda a história, a Hoffmann, Spode resgatou suas memórias em uma revista ilustrada, com tiragem dirigida para parceiros, amigos e clientes especiais. As histórias da publicação revelam laços de amizade e confiança que a empresa imprime, há 120 anos, à comunidade regional.