Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao nono episódio. Lançado nesta quinta-feira (21), o conteúdo foi captado na localidade de Boa Vista, 2º distrito de Santa Cruz do Sul. Neste local, em 2 de agosto de 1854, o então vigário de Rio Pardo celebrou a 1ª missa na localidade que faz parte do roteiro dos caminhos da imigração.
Quem ajuda a reconstruir a história neste episódio é o professor e historiador Jorge Luiz da Cunha, os padres Dario Backes e Silvino Hammes, além do comunicador Pedro Thessing.
O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz.
O quarto, lançado em abril, trouxe a importância da Praça Protásio Alves, ou Praça da Matriz, de Rio Pardo, como centro da economia e os negócios da época. Já o quinto episódio, lançado em maio, contou os destaques da construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a época de Colônia de Santa Cruz, assim como a influência da cultura francesa na organização da sede, como as heranças de arquitetura e planejamento de ruas, muito baseado no modelo de Paris.
O sexto episódio, lançado em junho, contou a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Pardinho, que foi inaugurada em 1866 e teve a primeira torre construída e autorizada. O sétimo episódio da série, de julho, conta sobre a chegada dos primeiros imigrantes alemães nas localidades de Formosa, Ferraz e Rio Pardense. O oitavo episódio contou sobre a chegada dos imigrantes alemães em Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul desde 1861
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
Episódio 4 – Praça da Matriz, em Rio Pardo
Episódio 5 – Construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a Colônia
Episódio 6 – A chegada dos primeiros imigrantes alemães em Rio Pardinho, em 1852
Episódio 7 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Formosa, Ferraz e Rio Pardense
Episódio 8 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Monte Alverne
Veja o nono episódio da série em vídeo:
Notícias relacionadas

Escolas de Venâncio Aires recebem premiação do Alfabetiza Tchê
Educandários premiados recebem também o valor de R$ 2 mil por aluno do 2º ano do Ensino Fundamental

Queda de árvore bloqueia trânsito no Acesso Grasel
Fato aconteceu na madrugada; equipes ainda trabalham no local

Primeira-dama de Santa Cruz representará o Vale do Rio Pardo no Coegemas
Em assembleia realizada no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, na última semana, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS). Na ocasião, também…

Santa Cruz deve oficializar mutirão para reduzir fila de cirurgias do SUS
Aproximadamente 1,3 mil pessoas aguardam por procedimentos de média complexidade no município