Administração Municipal, órgãos de segurança e voluntários ajudam famílias e moradores que perderam tudo
Moradores de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, deram início a limpeza e organização das casas, comércios, empreendimentos, escolas e locais que abrigavam serviços de saúde. A água do Rio Taquari começou a baixar na noite de quarta-feira (6) e nessa quinta-feira (7) a maioria das famílias pôde retornar para a localidade.
O cenário, no entanto, é desolador. Casas foram completamente destruídas ou arrastadas pela força das águas. Animais morreram. A sujeira invadiu espaços públicos, arrancou asfalto, calçadas e portões.
"É uma cena de filme de terror", desabafou o secretário de Infraestutura e Serviços Públicos de Venâncio Aires, Sid Ferreira. Moradores que residem há mais de 30 anos em Vila Mariante afirmam que nunca viram nada parecido e que a velocidade da água foi algo assustador. "Nunca vi nada assim. Foi muito forte, a água veio e subiu muito rápido", diz Glaci Helena Ferreira.
Confira mais: Em novo balanço, sobe para 46 o número de desaparecidos no Rio Grande do Sul
Ao longo desta sexta-feira (8), profissionais de diversas secretarias de Venâncio Aires, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (7º BIB) de Santa Cruz do Sul, apenados, com supervisão da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e voluntários estão na comunidade para ajudar a remover, principalmente, a lama e o lodo que invadiu os espaços e os entulhos da estrada.
"Seguiremos trabalhando enquanto for necessário. Enquanto uma pessoa estiver precisando de auxílio, estaremos aqui. Estamos mobilizados, com força máxima, para ajudar a limpar, organizar e reconstruir o que for preciso", afirma o prefeito, Jarbas da Rosa.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min