Administração Municipal, órgãos de segurança e voluntários ajudam famílias e moradores que perderam tudo
Moradores de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, deram início a limpeza e organização das casas, comércios, empreendimentos, escolas e locais que abrigavam serviços de saúde. A água do Rio Taquari começou a baixar na noite de quarta-feira (6) e nessa quinta-feira (7) a maioria das famílias pôde retornar para a localidade.
O cenário, no entanto, é desolador. Casas foram completamente destruídas ou arrastadas pela força das águas. Animais morreram. A sujeira invadiu espaços públicos, arrancou asfalto, calçadas e portões.
"É uma cena de filme de terror", desabafou o secretário de Infraestutura e Serviços Públicos de Venâncio Aires, Sid Ferreira. Moradores que residem há mais de 30 anos em Vila Mariante afirmam que nunca viram nada parecido e que a velocidade da água foi algo assustador. "Nunca vi nada assim. Foi muito forte, a água veio e subiu muito rápido", diz Glaci Helena Ferreira.
Confira mais: Em novo balanço, sobe para 46 o número de desaparecidos no Rio Grande do Sul
Ao longo desta sexta-feira (8), profissionais de diversas secretarias de Venâncio Aires, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (7º BIB) de Santa Cruz do Sul, apenados, com supervisão da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e voluntários estão na comunidade para ajudar a remover, principalmente, a lama e o lodo que invadiu os espaços e os entulhos da estrada.
"Seguiremos trabalhando enquanto for necessário. Enquanto uma pessoa estiver precisando de auxílio, estaremos aqui. Estamos mobilizados, com força máxima, para ajudar a limpar, organizar e reconstruir o que for preciso", afirma o prefeito, Jarbas da Rosa.
Notícias relacionadas

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Ele clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica

Reconstrução: obras avançam nos bairros e interior de Santa Cruz após as enchentes
Trincas, canais e pontes estão sendo reparados pela Secretaria de Obras; veja detalhes

Santa Cruz terá missa em homenagem ao papa Francisco
Celebração será nesta segunda-feira, na Catedral São João Batista, presidida por Dom Aloísio Dilli