Geral

Giovani Benvenuti lança seu primeiro livro “O Resgate de Thales”

Publicado em: 08 de setembro de 2023 às 09:18 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 15:00
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    A obra está sendo lançada pela Editora Dialética Literária e narra a história de um alpinista que desaparece, além de uma série de reflexões

    Foi com uma extensa bagagem de viagens e aventuras que o policial federal Giovani Benvenuti escreveu seu primeiro livro. O Resgate de Thales – Caminhos Para Florescer, está sendo lançado pela Editora Dialética Literária e narra a história de um alpinista que desaparece, além da série de reflexões.

    Apesar de já escrever há mais tempo, o autor conta que começou um livro durante a pandemia. “Eu compartilhei com alguns amigos, ouvi muitas críticas e melhorei esse livro que não publiquei. Depois escrevi esse segundo”, comenta. A obra leva muito de suas vivências escalando montanhas, e de como a solidão por 10 ou 15 dias oferece tempo para refletir. Algumas ideias eram anotadas, outras gravadas na memória, outras surgiram no cotidiano e juntas encontraram seu caminho até as páginas.

    O que fiz no livro foi criar uma história, uma ficção, onde o Thales desaparece nos Andes e o filho dele convoca amigos do pai dele para fazer esse resgate”, explica. Entre os personagens estão um policial, um empresário, um atleta e um professor de filosofia. E cada um deles leva algumas facetas do próprio Giovani, que durante a vida já exerceu diferentes carreiras. “Eu sou um pouquinho de cada um, já fui advogado, militar, atleta”, observa. A filosofia, por exemplo, sempre foi um interesse e objeto de suas leituras e ele até chegou a cogitar cursar, mas não levou o plano adiante.

    Das críticas recebidas até agora, ele relata ter obtido apenas bons retornos. “As pessoas que leram disseram que eu deveria ter escrito mais, que o livro poderia ser mais volumoso. Isso pra mim é um elogio, porque elas queriam conhecer mais das minhas histórias, elas cumpriram o objetivo de envolver o leitor”, comenta.

    O personagem principal se chama Thales, palavra que vem do grego talos, que significa florescer. O subtítulo faz alusão ao segmento da psicologia que fala do florescer humano. “É essa capacidade da pessoa buscar dentro dela mesma energia para conseguir se espraiar, conseguir crescer, como uma flor, brotar, germinar”, disse.

    Com o livro concluído em meados de 2022, Giovani buscou uma editora para publicar a obra de estreia e optou por uma empresa de São Paulo. Atualmente o livro está à venda em versão física diretamente com o autor e na Livraria e Cafeteria Iluminura, em Santa Cruz do Sul, por R$ 65,00 ou pelo site da editora, também disponível em formato e-book. No momento, o autor não pretende realizar um evento de lançamento. 

    Aventureiro nato

    O autor nasceu em Bagé, mas se considera porto-alegrense e mora em Santa Cruz do Sul há 6 anos, onde atua na Polícia Federal. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Giovani tem 48 anos e soma no currículo façanhas como a escalada de diversas montanhas pelo mundo, muitas vezes sozinho.

    Entre seus principais feitos, já escalou sete vezes o Monte Aconcágua, na Argentina, sendo duas delas sem apoio com 12 dias de duração cada; escalou o Monte Huascarán e o Vulcão Misti, ambos no Peru, este último durante quatro dias sozinho e sem equipe de apoio; escalou também o Mont Blanc, na França; fez a travessia de Torres a Chuí de bicicleta, percorrendo 640 quilômetros, também desacompanhado.

    Para Giovani Benvenuti, no entanto, o objetivo com o livro é que os leitores se sintam motivados a viajar e aproveitar as coisas belas do mundo, despertando as reflexões que estão tão presentes na narrativa.

    No momento, Giovani já trabalha no manuscrito do próximo livro, que será no mesmo gênero do primeiro, repleto de reflexões e diferentes pontos de vista, que conduzem ao autoconhecimento e à evolução. A obra pode até mesmo contar com algumas das poesias que ele já tem escritas e também são inéditas. 

    "Não é preciso escalar montanhas perigosas para ver com mais brilho as cores do mundo, basta olhar para as coisas simples, como as flores, elas estão por toda parte. Depois compartilhe esse poder de enxergar as coisas simples com as pessoas que mais gosta, e aí sim escreverá as belas histórias."
    O Resgate de Thales
    Giovani Benvenuti