Marcha será na Rua Ernesto Alves, a partir das 9h, em condições climáticas favoráveis
Além da preservação do patriotismo e do civismo, o Desfile Cívico-Militar deste ano em Santa Cruz do Sul fará referência também à preservação das riquezas naturais. Com o tema “Rumo à Sustentabilidade – Olhares que Transformam”, as festividades à Pátria têm seu apogeu previsto para a manhã desta quinta-feira, feriado nacional de 7 de Setembro, quando 117 entidades – entre escolas, instituições sociais, setores públicos e militares – deverão desfilar pela Rua Ernesto Alves, passando em frente à Praça Siegfried Heuser, antiga Estação Férrea.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o desfile está previsto para começar às 9h, partindo da Rua Borges de Medeiros até a Senador Pinheiro Machado. Cerca de 5 mil pessoas são aguardadas.
Em caso de chuva, o desfile será cancelado e haverá, no mesmo horário, um ato simbólico no Salão Nobre do Palacinho.
A marcha será puxada pelo comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), tenente-coronel Marcelo Soares Oliveira, pela prefeita Helena Hermany, pelo homenageado da Semana da Pátria em âmbito municipal – o geólogo, analista ambiental e escritor José Alberto Wenzel – e pelo comandante da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt.
Atrás deles, virão a Banda do 7º BIB, a comitiva da Oktoberfest, Brigada Militar, Polícia Rodoviária, Bombeiros, Guarda Municipal, Projeto Guarda Costas, Escoteiros, Desbravadores, 5ª Região Tradicionalista do MTG, escolas e instituições sociais ligadas à educação, Cras e demais setores ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, coordenadorias, conselhos, Secretaria de Relações Institucionais e Esportes, entidades esportivas, Polícia Civil, Susepe e Instituto Geral de Perícias. Por fim, marcha o 7º BIB, encerrando o desfile.
Tendas com água e equipes de saúde estarão disponíveis ao longo do percurso.
A chama simbólica da Pátria, que chegou ao município no último dia 21 de agosto, trazida pela Liga da Defesa Nacional, será apagada ao fim da programação, em ato na Praça da Bandeira, marcando o encerramento das festividades alusivas à Pátria.
Em âmbito nacional, as celebrações deste ano pela Independência do Brasil têm como tema o Centenário do Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – O águia de Haia. No estado, o tema é o Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista.
Leia também: Semana da Pátria é aberta oficialmente em Santa Cruz
Notícias relacionadas
Concurso Rainha Afro Estudantil tem 30 candidatas inscritas em Santa Cruz
O evento será realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município