A convidada desta semana do Arauto Saúde é a oftalmologista Dunia Abdel Rahman Abu Hwas.
A convidada desta semana do Arauto Saúde é a oftalmologista Dunia Abdel Rahman Abu Hwas.
Quando devemos nos preocupar em investigar se temos algum problema de visão?
O exame oftalmológico é imprescindível desde o nascimento, quando a criança está no berçário é feito o teste do olhinho para rastrear tumores oculares, retinoblastoma, e este exame oftalmológico deve seguir durante toda a vida. Na idade escolar também é importante que este exame seja feito anualmente para rastrear doenças oculares e coisas fáceis de serem resolvidas, como grau de óculos. Às vezes, a criança não está bem na escola, tem dificuldade de aprendizado, aí é importante o exame para ver se não é algo simples, como um grau de óculos que, bem corrigido nesta fase, vai até evitar complicações futuras.
Muitas pessoas não tiveram oportunidade de fazer estes exames, o que chama atenção para os problemas de visão?
O sintoma mais comum que alguém pode sentir é a baixa visão. Às vezes, pode ser uma coisa que passa despercebido no dia a dia, porque essa baixa visão pode ser em um olho e a pessoa tem o outro olho bom, que enxerga, então o que acontece frequentemente é que o paciente, na prova da autoescola, percebe que não enxerga com um olho. O principal sintoma que o paciente vai ter é a baixa visão. Isso vai levar ele para a consulta oftalmológica para a gente fazer um rastreio. Pode ser algo simples como uma correção com óculos, ou algo mais complexo que vá exigir uma cirurgia, como catarata. Aí passaremos aos tratamentos.
O que existe de mais moderno hoje para auxiliar na visão?
Temos óculos multifocais, lentes de contato e ainda a opção de cirurgia refrativa, uma cirurgia simples que, em 10 minutos, por meio de laser, o paciente se vê livre dos óculos e, ainda para corrigir catarata, se retira a catarata e se realiza o implante de uma lente multifocal que também livrará o paciente dos óculos.