Geral

Santa Cruz tem 221 motoristas de aplicativo legalizados em atividade

Publicado em: 17 de agosto de 2023 às 17:06 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:02
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Lucas Batista/Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Outros 40 condutores estão em processo de regularização junto à Administração Municipal

    O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Valmir José dos Reis, avaliou como positivos os resultados de ações desenvolvidas pela pasta para a regularização do transporte por aplicativos em Santa Cruz do Sul.

    Nesta semana, a secretaria está se encaminhando para atingir o cadastramento de 10 plataformas. Já concluíram o processo Embarca Driver, Garupa, Top Drivers, Uber, Com Elas, Tche Busco, Unidos, Tô aí e 99 e a empresa Da Santinha encontra-se em vias de concluir seu registro. Entre os motoristas, já são 221 condutores legalizados com alvará circulando e mais de 40 em processo de regularização

    Leia mais: Motoristas de aplicativo levam demandas da categoria em encontro com a Prefeitura

    O cadastramento de plataformas e motoristas atende às determinações da lei municipal 8.616/21 e busca contribuir para a organização do serviço no município e para a segurança de usuários e motoristas.
    Reis considerou que as ações desenvolvidas pela Sesmob foram bem-sucedidas no objetivo de sensibilizar as plataformas e os motoristas de aplicativo.

    Ele revelou que a Administração Municipal atendeu uma solicitação apresentada pelos condutores na última reunião do grupo, com a desburocratização do processo de cadastramento municipal. A iniciativa tornou-se viável porque, ao registrarem-se nas plataformas de aplicativo, eles já passam por toda a revisão documental, suprindo todos os requisitos para o exercício ambiental.  

    O titular da Sesmob também anunciou para os próximos dias uma nova reunião, com todos os motoristas cadastrados. Durante o encontro, serão apresentadas as sugestões técnicas da secretaria para os pontos de embarque e desembarque para os veículos de transporte por aplicativo e táxis. Os motoristas também poderão expor suas propostas.

    Conforme Reis, a definição dos espaços foi uma solicitação da prefeita Helena Hermany e levará em consideração a segurança viária, o respeito à legislação de trânsito e a comodidade de passageiros e motoristas.