Serão construídas 148 unidades habitacionais em uma área de 59 mil metros quadrados
O caminho está aberto para a construção de um novo loteamento habitacional em Santa Cruz do Sul. A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Dupont, saíram com esta impressão de uma reunião na manhã desta quinta-feira (22), com o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, em Brasília.
A agenda foi intermediada pelo deputado federal Heitor Schuch, que também participou do encontro. A comitiva santa-cruzense apresentou a proposta de implantação de um novo residencial popular pelo Programa Minha Casa Minha Vida, o Santa Maria II, Zona Sul do município. Além disso, também foi discutido um outro projeto habitacional, a ser implantado entre os bairros Arroio Grande e Aliança futuramente.
Helena Hermany considerou a reunião bem-sucedida e fundamental para colocar o Santa Maria II em prática. Durante a audiência, a prefeita tomou conhecimento de diversas modalidades de empréstimo habitacional, para aplicação na zona rural e também para pessoas de classe média e de renda mais baixa. Helena manifestou seu compromisso em encontrar a melhor alternativa para a construção do novo loteamento. “Sabemos do valor que representa para uma pessoa ou uma família conquistar a sua casa própria. O Santa Maria II garantirá a muita gente deixar o aluguel e ter um lugar seu, digno para viver”, comentou.
Para Fabiano Dupont, o fato de a proposta do Santa Maria II já contar com o projeto, a infraestrutura e a área a ser construída traz mais agilidade para os encaminhamentos burocráticos. Conforme o secretário, a ideia é oportunizar um imóvel com o pagamento de entrada muito mais baixo, onde a prestação fique com o valor bem menor do que o de um aluguel normal. “Saio da reunião com a sensação de dever cumprido. Agora é arregaçar as mangas para buscar a parte burocrática, documental, para implementar de fato este objetivo”.
O projeto também foi exposto, no final da última terça-feira, ao presidente da República em exercício e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O périplo pela Capital Federal busca garantir apoio financeiro e estrutural para que a proposta possa sair do papel. No encontro com Alckmin, Helena Hermany defendeu a construção de mais casas populares, devido à alta demanda por moradias ainda existente no município.
O novo loteamento será instalado em uma área de 59.324,08 m², onde serão construídas 148 unidades habitacionais. O entorno do local dispõe de diversos equipamentos comunitários para suprir as necessidades dos novos moradores que se instalarão por ali: escola municipal de Educação Infantil (EMEI), posto de saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Hospital.
Dupont lembrou que o município já conta com outros loteamentos populares como o Viver Bem, Mãe de Deus e Santa Maria I, frutos da gestão política de Helena Hermany quando vice-prefeita. Conforme o secretário, a prefeita segue atenta a esta demanda social. “Desde o início de minhas atividades na secretaria, uma das pautas principais que a prefeita Helena passou é a de trabalharmos incansavelmente para implantar o loteamento Santa Maria II ou buscar, além da regularização fundiária, implementar loteamentos que possibilitem dar mais dignidade, levar moradia a quem não tem”, afirmou.
Notícias relacionadas
Pais e Filhos
A relação entre pais e filhos é um dos maiores legados da vida. Cada olhar trocado, cada palavra dita e cada gesto carregado de cuidado ficam guardados para sempre. O que plantamos no coração das crianças floresce, às vezes de…
O inquérito
A finalidade do inquérito é permitir ao Ministério Público oferecer denúncia ao Juiz para que seja instaurada ação penal contra alguém
Por Moacir Leopoldo Haeser
Abertas inscrições para o Projeto Verão na Piscina Maturidade Esportiva
A iniciativa tem por objetivo oferecer atividades de hidroginástica para pessoas acima de 60 anos
Ação voltada à saúde do homem atende mais de 150 pessoas
Evento contou com consultas, exames e orientações