Em caso de emergência, botão poderá ser acionado por professores e servidores cadastrados em aplicativo
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul irá disponibilizar a instalação de um sistema para acionamento de botão de pânico por aplicativo nas 47 escolas da rede municipal de ensino infantil e fundamental. É mais um incremento na segurança das instituições, que já contam com 94 câmeras de videomonitoramento 24 horas com reconhecimento facial e comunicação integrada com a Guarda Municipal.
“A nossa gestão já implementou diversas ações de segurança nas escolas, como a instalação das câmeras com reconhecimento facial e o reforço na Ronda Escolar, e agora orientei mais esse novo passo ao secretário Reis para garantir a tranquilidade dos profissionais, familiares e estudantes, aproveitando todas as tecnologias que estão à disposição”, afirmou a prefeita Helena Hermany.
Conforme o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, o aplicativo possui um botão de pânico que, em caso de emergência, pode ser acionado por professores e servidores cadastrados. “Ele emite um alerta no nosso Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), e serão acionadas nossas equipes da Guarda Municipal e das demais forças de segurança da cidade para irem até a escola. Santa Cruz está investindo pesado em tecnologia e servidores, com um trabalho de ponta”.
De acordo com Reis, nos próximos dias será divulgado um cronograma de implantação nas escolas, que envolve treinamento das equipes. Além das municipais, a iniciativa do botão de pânico também será oferecida para as instituições de educação infantil conveniadas. O Município planeja ainda a instalação das câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial nas conveniadas.
Ações de prevenção contra a violência nas escolas municipais:
- Ao todo, 94 câmeras fazem a cobertura da rede escolar municipal: 47 de reconhecimento facial, dentro dos prédios escolares, e outras 47 no lado de fora das escolas, acompanhando toda a movimentação do entorno. Os dispositivos externos funcionam 24 horas e registram eventos e incidentes cotidianos e podem identificar pessoas e veículos que se deslocam pelo perímetro de alcance das lentes. Toda anormalidade aciona o alerta no Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC).
- Outro trabalho preventivo e ostensivo realizado é a Ronda Escolar. Composta por integrantes da Guarda Municipal, trata-se de veículos que circulam pelas instituições de ensino durante o período de aula, e que são acionados também quando as câmeras de videomonitoramento identificam alguma anormalidade.
- Uma das medidas adotadas pela Secretaria de Educação ainda é a regulamentação de que os portões das instituições mantenham-se fechados durante o período de aula, para que só pessoas autorizadas possam acessar os educandários.
- Além de reforçar a aplicação da lei em parceria com as forças de segurança, a Prefeitura também atua fortemente na prevenção contra a violência, com o programa Pacto Santa Cruz pela Paz. São ações que envolvem diversos setores da sociedade, focadas na proteção da infância, o atendimento a adolescentes e jovens em situação de risco e o fortalecimento de vínculos entre alunos e suas famílias com a comunidade. As atividades desenvolvem temas como inteligência emocional, valores, combate ao bullying, primeiros socorros, entre outros de extrema importância.
- Instalação de sistema para acionamento de botão de pânico por aplicativo nas escolas municipais e conveniadas.
Notícias relacionadas
Banco de Leite de Bento Gonçalves inspira projeto em Santa Cruz
Visita feita à estrutura montada no Hospital Tacchini buscou informações para implantar modelo local
Feiras rurais de Santa Cruz sofrem alterações devido às festas de fim de ano
Objetivo é garantir um melhor atendimento à comunidade
Projeto Cestinha atendeu 190 alunos em 2024
Uma celebração das atividades ocorreu nesta semana
Região não apresenta pontos impróprios para banho
Primeiro levantamento da temporada 2024-2025 foi divulgado nesta sexta-feira pelo Governo do Estado