Geral

Vera Cruz vai decretar situação de emergência devido à estiagem e Santa Cruz terá reunião nesta semana

Publicado em: 18 de janeiro de 2023 às 10:28 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:42
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Outros municípios do Vale do Rio Pardo já publicaram o documento devido à falta de chuva

    A falta de chuva vem causando prejuízos em diversas culturas na agricultura e consequentemente outros segmentos começam a ser afetados pela estiagem que atinge o Vale do Rio Pardo e outras regiões do Rio Grande do Sul. Como forma de buscar recursos para amenizar as perdas, prefeituras da região já publicaram ou estudam decretar situação de emergência.

    O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, disse ao Portal Arauto que uma equipe trabalha na elaboração do decreto, que deve ser publicado até o final de semana. “Realizamos uma reunião na última segunda-feira com entidades do setor primário, e a equipe técnica da Emater já fazia um levantamento inicial, então se definiu para que, durante a semana, complementássemos esse levantamento de perdas, para que nós, até o final de semana, estivéssemos encaminhando o decreto de emergência em virtude da estiagem”.

    Becker ainda destaca que a falta de chuva na última semana agravou a situação no município. “Está afetando a parte hídrica, lavouras e estamos recebendo muitos pedidos de abastecimento de água para animais e limpeza de açudes. Estamos trabalhando para auxiliar os produtores rurais nesta questão”, elenca.

    O maior município do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, vai realizar uma reunião até sexta-feira (20) para avaliar o quadro de estiagem. Conforme a Assessoria de Imprensa do Executivo, o prefeito em exercício Elstor Desbessell, o secretário de Agricultura Hardi Lúcio Panke, Emater e sindicatos do setor irão participar da reunião.

    Rio Pardo, que também começa a sofrer os efeitos da estiagem, estuda publicar o decreto. Conforme o Chefe de Escritório da Emater do município, Matias Mauri Strech, uma reunião com dados preliminares vai ser realizada nesta quinta-feira (19). “Estamos em estudo e uma reunião com dados mais concretos vai ocorrer na próxima terça-feira. Nosso mês de dezembro foi diferente de outros municípios, pois tivemos chuvas, mas desde o dia 2 de janeiro esse cenário vem mudando, ou seja, temos locais há 16 dias sem chuva, então a tendência, observando o que temos hoje, é de publicar o decreto”.

    Municípios que já decretaram situação de emergência na região

    • Venâncio Aires
    • Sinimbu
    • Encruzilhada do Sul
    • Boqueirão do Leão