Outros municípios do Vale do Rio Pardo já publicaram o documento devido à falta de chuva
A falta de chuva vem causando prejuízos em diversas culturas na agricultura e consequentemente outros segmentos começam a ser afetados pela estiagem que atinge o Vale do Rio Pardo e outras regiões do Rio Grande do Sul. Como forma de buscar recursos para amenizar as perdas, prefeituras da região já publicaram ou estudam decretar situação de emergência.
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, disse ao Portal Arauto que uma equipe trabalha na elaboração do decreto, que deve ser publicado até o final de semana. “Realizamos uma reunião na última segunda-feira com entidades do setor primário, e a equipe técnica da Emater já fazia um levantamento inicial, então se definiu para que, durante a semana, complementássemos esse levantamento de perdas, para que nós, até o final de semana, estivéssemos encaminhando o decreto de emergência em virtude da estiagem”.
Becker ainda destaca que a falta de chuva na última semana agravou a situação no município. “Está afetando a parte hídrica, lavouras e estamos recebendo muitos pedidos de abastecimento de água para animais e limpeza de açudes. Estamos trabalhando para auxiliar os produtores rurais nesta questão”, elenca.
O maior município do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, vai realizar uma reunião até sexta-feira (20) para avaliar o quadro de estiagem. Conforme a Assessoria de Imprensa do Executivo, o prefeito em exercício Elstor Desbessell, o secretário de Agricultura Hardi Lúcio Panke, Emater e sindicatos do setor irão participar da reunião.
Rio Pardo, que também começa a sofrer os efeitos da estiagem, estuda publicar o decreto. Conforme o Chefe de Escritório da Emater do município, Matias Mauri Strech, uma reunião com dados preliminares vai ser realizada nesta quinta-feira (19). “Estamos em estudo e uma reunião com dados mais concretos vai ocorrer na próxima terça-feira. Nosso mês de dezembro foi diferente de outros municípios, pois tivemos chuvas, mas desde o dia 2 de janeiro esse cenário vem mudando, ou seja, temos locais há 16 dias sem chuva, então a tendência, observando o que temos hoje, é de publicar o decreto”.
Municípios que já decretaram situação de emergência na região
- Venâncio Aires
- Sinimbu
- Encruzilhada do Sul
- Boqueirão do Leão
Notícias relacionadas
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília