Projeto em Monte Alverne é considerado piloto pela Prefeitura
Uma iniciativa inédita e que vai estimular ainda mais a comercialização de produtos da agricultura familiar foi implantada nessa quinta-feira, 22. Trata-se da primeira feira móvel do município, inaugurada no distrito de Monte Alverne, um projeto piloto realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Igreja Evangélica da localidade, que cedeu o espaço externo para a montagem da estrutura.
No local, sete feirantes estarão atendendo os consumidores semanalmente, toda quinta-feira, no período entre 14h30 e 19h.
Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany destacou o incentivo à diversificação. “Falamos muito em diversificação no meio rural e em manter os jovens no campo. Para poder diversificar, temos que dar oportunidades, fazer com que as oportunidades se tornem realidade, e é o que estamos fazendo com esta iniciativa”, afirmou.
Helena mencionou ainda a importância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz (Efasc), com alunos atuando na Feira Móvel de Monte Alverne. “Esta escola é maravilhosa, porque ela ensina, motiva, e cabe a nós do poder público oferecer oportunidades reais e concretas”, declarou. Helena mencionou ainda sobre o Vale Feira, projeto que será implantado a partir de janeiro de 2023, e que os servidores da prefeitura poderão adquirir produtos nas feiras.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, que também responde interinamente pela pasta de Agricultura, também se pronunciou. “Como filho da terra de Monte Alverne, é com muita alegria que participo deste momento. É um marco na história da agricultura familiar. Só nesta região, temos mais de 100 funcionários públicos que atuam, e que com certeza irão adquirir produtos aqui através do Vale Feira. Acredito que no futuro aqui teremos um problema bom, que é adquirir uma área e construir uma feira”, declarou. Desbessell também agradeceu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.
Pela primeira vez exibindo seus produtos em uma feira, a família Kolberg, de Quarta Linha Nova, ficou satisfeita com a oportunidade. “Feira é a primeira vez que a gente faz, antes a gente só vendia em mercados. Estou muito agradecido e muito feliz”, disse Elmo.
Com os estudos concluídos na Efasc, a produtora rural Lidiane Frantz, de 19 anos, de Linha Andrade Neves, levou uma diversidade de produtos para comercializar na feira. “Trouxe tomate, repolho, amendoim, cenoura e feijão. A prefeita falou de oportunidade ao jovem do campo e esta feira já é uma boa opção de renda para nós”, afirmou.
Nesta sexta-feira, 23, mais uma feira móvel será inaugurada no Loteamento Viver Bem, no Bairro Santa Vitória.
Notícias relacionadas
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas