IFSul Venâncio Aires incentiva a prática esportiva mesmo sem oferecer estrutura apropriada
Nem todas os educandários de Venâncio Aires – e até mesmo da região – possuem ginásio poliesportivo para a prática de atividades físicas. Porém, mesmo sem uma estrutura apropriada, as escolas e institutos federais encontram alternativas e seguem incentivam as práticas esportivas por parte dos alunos.
Um exemplo é o Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires. Há 11 anos em funcionamento no município, o educandário não possui um ginásio poliesportivo. O IFSul Venâncio, no entanto, conseguiu, através de emenda parlamentar, recurso para realizar obra de construção de uma quadra esportiva.
Mas, conforme o diretor do Instituto, Geovane Griesang, será apenas uma quadra, sem cobertura. "As atividades ainda ficam prejudicadas em dia de sol, calor, frio, sereno, chuva, entre outros", enfatiza.
Alternativa e resultados
Mesmo não tendo um local apropriado, o IFSul tem registrado conquistas em diferentes esportes. Um exemplo são as competições em nível estadual e nacional realizadas pelos Institudos Federais.
Para Griesang, os alunos e, também, os ex-alunos estão se destacando pelo empenho próprios, "assim como os colegas servidores, professores da área de educação física, que além das atividades pedagógicas realizadas em momento de aula, possuem projetos de ensino com os estudantes onde usamos o espaço do Parque do Chimarrão para os treinos", destaca.
Além do Parque do Chimarrão, o diretor diz que outras escolas de Venâncio Aires emprestam seus ginásio para a realização de atividades físicas, é o caso dos educandários Alfredo Scherer e Odila Rosa Scherer. "Então, atribuo esses resultados ao esforço e dedicação dos estudantes e professores da área de educação física do câmpus", ressalta.
Griesang afirma que os profissionais do câmpus sempre incentivam e dão apoio aos estudantes. "Internamente, procuramos realizar o IFGames (jogos internos, no Câmpus Venâncio Aires) e levamos os estudantes para o Jogos dos Institutos Federais. Sempre incentivamos nossos estudantes e tentamos dar todo suporte possível, mesmo sem as condições necessárias de infraestrutura."
Notícias relacionadas
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual
Romaria ao Santuário de Schoenstatt reúne mais de mil fiéis em Santa Cruz
Caminhada ocorreu na manhã deste domingo