Geral

“Prioridade é a adequação do atual aeroporto”, afirma prefeitura de Santa Cruz

Publicado em: 27 de outubro de 2022 às 08:31 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:16
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação / Arquivo / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Executivo estava com estudo para transferir estrutura para uma nova área no município

    Após a ideia de transferir o Aeroporto Luiz Beck da Silva, localizado em Linha Santa Cruz, para uma área mais ampla  para viabilizar o aumento da pista, a prefeitura de Santa Cruz do Sul não deve mais pôr em prática este imponente projeto.

    Em contato com o Executivo, foi informado por meio da Assessoria de Imprensa, que a prioridade é a adequação do atual aeroporto. “Entre as ações analisadas, estão o alargamento da pista e o balizamento noturno”.

    A cogitação da transferência do atual aeroporto foi revelada pela prefeita Helena Hermany, durante entrevista ao Grupo Arauto em setembro deste ano. Na ocasião, ela disse que um estudo estava sendo feito com intuito de encontrar uma solução para aumentar a pista e receber aviões de porte maior, e que, uma opção, seria transferir o aeroporto para a região do Parque de Eventos. “Ali onde ele está não é possível fazer a ampliação”, disse na época.

    Relembre: Prefeitura estuda transferir aeroporto para nova área em Santa Cruz

    Anúncio de transferência gerou duvidas na comunidade 

    Após a divulgação do assunto, duvidas pairaram na comunidade que abriga o aeroporto e o tem como ponto turístico. Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc), Ricardo Bringmann, afirmou que os moradores não são contra o progresso, mas que não haviam sido informados sobre as intenções do município com a área. 

    Ainda, segundo ele, e caso haja uma demanda maior de passageiros, é possível receber aviões modelo "ATR", que são turbo hélice com capacidade para 60 pessoas. “O aeroporto ainda comporta, tranquilamente, uma aeronave maior que o Grand Caravan – utilizada atualmente pela Azul com capacidade para nove passageiros -, e, se um dia tivermos demanda acima de 40 pessoas , basta fazer uma pequena ampliação na largura e comprimento. Já nos informamos e é possível, e poderemos receber aviões maiores”.