Cultura e Entretenimento e Cobertura Especial

Três gerações na Oktoberfest: avós incentivam participação de netas em grupos de danças germânicas

Publicado em: 09 de outubro de 2022 às 07:43 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:40
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Enio e Anelise dançam ao lado das netas Isadora e Eduarda

    O Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é um palco de história e, ao caminhar pelas estruturas, é possível chegar a uma conclusão – a cultura germânica se renova constantemente. Crianças, jovens, adultos e idosos vestem os trajes típicos e, com sorriso no rosto mostram para os turistas que a comunidade regional valoriza a história e preserva os hábitos trazidos pelos imigrantes alemães.

    O casal Enio Schwingel, de 67 anos, e Anelise, de 66, aproveitou o sábado (9) de sol e, junto com os integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, no Vale do Taquari, estiveram na maior germânica do Rio Grande do Sul. As netas Isadora, da 8, e Eduarda, de 3, que também já participam dos ensaios e sobem nos palcos, dividiam a atenção dos avós.

    Enio e Anelise participam das atividades desde 1990, quando chegaram em Estrela depois deixa Caxias do Sul para trás. “Quando chegamos, encontramos o grupo. Somos descentes germânicos e fechou todas. Lá se vão 32 anos”, disse. A integração da família foi automática. Mesmo que hoje os compromissos profissionais dificultem, na infância, filhos Jonas, Carine e Simone participaram ativamente das apresentações.

    Para o os avós, a preservação das raízes é fundamental. “Eu estou todos esses anos envolvidos e, até hoje, é uma emoção. Temos tantos jovens ensaiando nos sábados ou domingo, sendo que poderiam estar na rua bebendo ou fazendo arruaça. É uma atividade muito e, para nós, é muito grande, além de cultivar a cultura, levar o jovem para um espaço saudável”, colocou.