Região

Paisagens e sossego atraem para o turismo rural na região

Publicado em: 01 de setembro de 2022 às 17:28 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 09:12
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Grupo Arauto / Taliana Hickmann
    compartilhe essa matéria

    Cresce a aposta em novos negócios com atendimento mais individualizado, tanto pelos empreendedores, como pelos visitantes

    Quando o assunto é turismo, a pandemia acelerou a procura por conforto, qualidade de vida, experiências únicas, atendimento mais individualizado e a percepção de que o menos é mais. A observação é da integrante da assessoria técnica da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), turismóloga e mestre em Turismo, Claudiana Y Castro. A Aturvarp, cita ela, percebe uma aposta grande de empreendedores regionais em pequenos negócios, com oferta para receber poucas pessoas, porém, com alto valor agregado. “Por exemplo, pousadas com custo de R$ 2 mil a diária para um casal, com café, almoço e janta, atividades de vivência na propriedade que agregam várias sensações, atendem os cincos sentidos, proporcionam contato com gastronomia riquíssima, cultura e natureza”, exemplifica. 

    Entre os municípios, Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol também se destacam no segmento – como os exemplos a seguir -, que vem deixando os visitantes muito interessados. “Percebemos essa demanda pelo número de interações nas páginas das redes sociais dos empreendimentos e a partir de conversas com empreendedores”, ressalta Claudiana, ao citar que o perfil do turista vem se modificando. “O turista está percebendo que ele tem cada vez mais ofertas próximas, com as mesmas qualidades de uma oferta da Serra Gaúcha, por exemplo. Ele não precisa ir para a Serra Gaúcha para encontrar um garden, um jardim com paletes, com almofadas coloridas, onde vai poder desfrutar de um ótimo espumante, de um vinho, de uma tábua de frios. Ele encontra isso em Santa Cruz e região”, arremata. 

    Opção para o descanso e contato com a natureza e os animais em Santa Cruz

    Seja para desfrutar de descanso, sentado no sofá em frente à lareira, ou mesmo ter uma experiência única em meio à natureza e os animais, o Sítio Recanto Alegre é opção no interior de Santa Cruz do Sul. Em funcionamento desde abril deste ano, o proprietário do local, Derli Machado, conta que o objetivo é fazer o visitante se sentir em casa, encontrar um lugar aconchegante, tranquilo, mas também de atividades únicas em meio à área rural. “Nosso maior público é de casais, mas também recebemos famílias ou pessoas que estejam pela cidade e precisam de um local para pernoitar”, diz. 

    Ao chegar na propriedade, a cabana – que comporta quatro pessoas, além de um hóspede no sofá cama – é avistada, em um cenário que se abre para uma vasta área ao ar livre. Nas acomodações internas, há lareira, televisão, cozinha completa e equipada com utensílios para preparo de refeições – é preciso levar os alimentos -, ar-condicionado, chuveiro e torneiras com aquecimento a gás e wi-fi. Já na área externa, é possível descansar nas redes, preparar a carne na churrasqueira ou, ainda, a refeição no fogão campeiro. 

    Para além da hospedagem na cabana, o local leva o visitante a um passeio pelo pátio, que comporta cadeiras ao ar livre, em frente ao espaço para fogo de chão. E para quem não sai de casa sem seu pet, o sítio também permite a hospedagem com os amigos de quatro patas. Além de que por lá, é possível observar as ovelhas, tratar as galinhas – como as da angola -, andar a cavalo, fazer trilhas a pé ou de moto, bem como pescar no lago, que volta e meia é visitado pelos patos, sem contar que no fim de tarde brinda o visitante com um belo pôr do sol.

    | Como chegar? O Sítio Recanto Alegre fica a 15km do centro de Santa Cruz do Sul. Trafegando pela BR-471, na direção Santa Cruz/Rio Pardo, logo após passar a metalúrgica MOR, o visitante entra à esquerda, no acesso para o Cerro Alegre Baixo. Ao chegar no Cemitério dos Lopes, segue em linha reta (pela estrada de chão batido) por 3,5km e dobra à direita para entrar na Travessa Knak. Após, ao andar por mais 400 metros, chegará no sítio.

    | Reservas: através do airbnb.

    | Instagram: @sitiorecanto.alegre.

    Belezas naturais encantam no interior de Vera Cruz 

    Não é de hoje que as belezas naturais de Vera Cruz atraem a atenção de visitantes para a área rural. De olho nisso e no novo perfil de turistas que a região agrega, Jorge Luiz Marques e a esposa Beatriz Marques abriram as porteiras de um verdadeiro refúgio, que carrega, inclusive, a denominação no nome: Refúgio Bela Vista. 

    O espaço, em Linha Andréas, comenta Jorge, atende os visitantes com hospedagem aliada à experiência em meio à natureza, proporcionando conforto, privacidade e tranquilidade. Chegando lá, o barulho de carros e do movimento da cidade fica para trás e dá espaço ao som do riacho, que circunda a propriedade. O local também convida ao passeio de cavalo, desfrute do chimarrão ou de relaxamento no pátio – que tem cadeiras e espaço para fogo de chão -, a pesca de lazer no lago, ou mesmo a fazer trilha nas matas.

    Ainda que em meio ao campo, as duas cabanas – independentes uma da outra – oferecem conforto ao turista, cada uma equipada com cozinha, internet sem fio, Smart TV, ar-condicionado, lareira, cozinha e utensílios completos para preparo de refeições – que não são oferecidas no local, sendo que há mercado próximo. 

    A propriedade contempla, ainda, churrasqueiras e um salão de festas para 25 pessoas. “Se os clientes vierem se hospedar e quiserem fazer seu aniversário ou uma comemoração por aqui, o salão de festas é o espaço perfeito”, explica Jorge. Segundo o proprietário, 90% dos clientes são casais – ainda que também receba famílias.

    | Como chegar? Do centro de Vera Cruz até o Refúgio Bela Vista são 9km, já do centro de Santa Cruz são 17km. Pega-se o acesso à localidade de Linha Andréas, pelo trevo da Kopp Tecnologia, na RSC-287. No trajeto, uma placa vai indicar o Corredor Unfer e, então, são percorridos mais 100 metros. Ao se deparar com um muro de pedras e uma placa de “bem-vindos”, saberá que chegou. 

    | Reservas: pelo telefone (51) 99911-0647 ou pelo envio de mensagem no site.

    | Instagram: @belavistarefugio.

    Um paraíso em meio às belezas de Vale do Sol

    Com arquitetura europeia e uma paisagem estonteante, a Escalada do Sol é o lugar perfeito para quem procura tranquilidade e uma experiência única em meio à natureza. Na propriedade, localizada em Linha São Miguel, interior de Vale do Sol, os visitantes podem apreciar a beleza do vale com seu paredão de pedras, o arroio e águas transparentes, a mata nativa e as árvores frutíferas.

    A ideia de fazer uma cabana surgiu  do casal Alam Carlos Corrêa e Vanessa Frohlich, que durante a pandemia, buscavam um local afastado para descansarem.  Segundo Alam, na cabana de estilo escandinavo, o hóspede pode usufruir de Wi-Fi, SmarTv, Netflix, cozinha, banheiro completo,  um quarto, entre outros benefícios. “A cabana foi construída com todo o carinho mesclando madeira, tijolos e vidros. Os tijolos e telhas foram reaproveitados de galpões antigos. Sua arquitetura permite que o hóspede mesmo dentro da cabana, ainda se sinta parte da natureza. É um lugar perfeito para quem busca sossego e descanso, mas também quer compartilhar momentos inesquecíveis a dois”, explica Alam.

    Além do deck, que proporciona uma vista incrível para o vale e seu paredão de pedras, também é possível escutar o som das águas do riacho (Arroio Plums) que serpenteia a região e está a pouco metros da cabana. 

    A interação com a  natureza, a vista para o vale, as águas transparentes, o som das águas e a beleza da cabana tornam a Escalada do Sol uma experiência única.

    | Como chegar? A cabana fica a cerca de 10 km do Centro de Vale do Sol.  Ao chegar na cidade, siga até a Câmara de Vereadores e pegue a primeira direita, para ir a Linha Bernadino. Na estrada geral, ao se deparar com uma bifurcação, pegue a direita e passe pela ponte, seguindo até a Comunidade Luterana, onde pegará a direita e irá até o fim da Linha São Miguel para chegar ao seu destino.

    | Reservas: através do airbnb.

    | Instagram: @escaladadosol.