Investimento, na localidade de Dona Josefa, é uma necessidade frente ao crescimento habitacional do município e a estiagem registrada nos últimos anos
Mais um importante passo se concretiza para possibilitar a construção de uma barragem em Vera Cruz, que vai garantir o abastecimento de água para as próximas décadas. Isso porque a área para a execução do projeto está definida: o corredor conhecido como Batataloch, na localidade de Dona Josefa, na região norte do município. A melhoria, um dos sonhos do prefeito Gilson Becker e anunciada em janeiro de 2021 no Jornal Arauto, se faz necessária frente a estiagem resgistrada nos últimos anos e o aumento da captação de água do Arroio Andréas, percebendo-se uma significativa evolução anual de novas ligações e economias de água contabilizadas pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
Conforme o gestor municipal, nesta semana foi assinado o contrato com a empresa que irá realizar a topografia da área que receberá a intervenção. “Também temos um projeto básico, outra empresa está trabalhando no projeto executivo. Dessa forma, a topografia é complementar ao projeto executivo, são duas coisas que andam em conjunto. Através do levantamento topográfico, estaremos definindo o quantitativo de área utilizada de cada propriedade e, em cima disso, efetivar a negociação com os moradores. Neste momento, estamos, ainda, trabalhando em cima do licenciamento ambiental, sendo que o início das obras depende dos prazos para o licenciamento ambiental”, frisa Becker.
Além do Batataloch, chegou a ser estudada a viabilidade da melhoria ocorrer em outro ponto, um pouco acima do britador, em Linha Andréas, também na região norte do município.
FUNCIONAMENTO
A barragem, enfatiza ele, será em formato de lago. A área que vai sediar o investimento fica acima do ponto de captação do Arroio Andréas. Dessa forma, há possibilidade de colocar a contribuição de água ou a água que vem do arroio para dentro do lago, que sairá por gravidade no momento em que precisar utilizar, apenas liberando uma comporta para essa passagem.
No Batataloch, descreve o prefeito, a projeção é de barramento com 250 metros de extensão, 11 metros de altura na parte mais profunda. Ali, a área de alague fica em 12 hectares e o volume de reservatório em 250 mil metros cúbicos de água. No local, somente o volume do lago, sem a contribuição constante do arroio Andréas na barragem, suportaria uma seca de até 50 dias. O custo estimado para a execução do barramento é de em torno de R$ 300 mil.
“Pensando na garantia do abastecimeto de água para as próximas décadas, a escolha do local para a construção da barragem torna, com certeza, esse objetivo mais perto”, comemora Becker.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
