Matéria é de autoria do vereador Leonel Garibaldi (Novo). Entenda
O projeto de resolução que institui a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul deve ser votado durante sessão nesta segunda-feira (6). A proposta tem como autor Leonel Garibaldi (Novo) e quer oportunizar ao cidadão santa-cruzense trazer as demandas e reinvindicações da comunidade diretamente para a Casa Legislativa.
Na prática, cada pessoa – no máximo duas por reunião – poderá falar na tribuna pelo tempo de cinco minutos, mediante inscrição prévia que deverá conter a comprovação eleitoral ou de residência em Santa Cruz e bem como o assunto referente ao município que será tratado. O participante terá ainda que assinar um termo de responsabilidade civil e criminal pelo o que for dito. Caso não cumpra as regras será advertido e poderá ter a palavra cassada, além de estar excluso por um ano da atividade. A Tribuna Popular também não permite que a pessoa seja candidata a nenhum cargo eletivo. Quem participar, só poderá retornar ao espaço novamente após dezesseis sessões.
Para Garibaldi, é necessário que o cidadão comum tenha um espaço adequado para fazer a sua manifestação. "Entendo a democracia participativa como o caminho para a democracia plena. A Tribuna Popular é dar voz ativa ao cidadão dentro da casa do povo", analisa.
Notícias relacionadas
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV
Lula diz esperar que cúpula do G20 seja marcada pela coragem de agir
Presidente destacou que a fome é produto de decisões políticas