Covid 19

Estudo feito na Unisc mostra dispersão territorial do coronavírus no Rio Grande do Sul

Publicado em: 27 de abril de 2020 às 20:29 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:50
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/PPGDR/Unisc
    compartilhe essa matéria

    Observatório do Desenvolvimento Regional tem dados disponíveis para auxiliar a população e os municípios

    Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e divulgada nesta segunda-feira (27) mostra a expansão do coronavírus pelo Rio Grande do Sul. O Observatório do Desenvolvimento Regional/Covid-19 tem como objetivo oferecer dados e informações científicas, sobre variáveis sociais, demográficas, de infraestrutura e de saúde da população. Focada em Santa Cruz do Sul e com expansão para outros municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari, o projeto deve ter andamento nos próximos meses.

    No entanto, os dados já podem ser consultados pela população e pelos municípios. Segundo o professor doutor Rogério Leandro Lima da Silveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR), a ideia com o trabalho é oferecer um embasamento para o planejamento de ações e para tomada de decisões por parte das administrações municipais.

    A pesquisa é desenvolvida dentro do PPGDR da Unisc, em parceria com a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) e com Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Cruz do Sul (Sepog). O estudo é feito de forma colaborativa e está disponível para consulta na base de dados do Observatório de Desenvolvimento Regional (clique aqui e confira). Os mapas, segundo o professor, mostram a distribuição dos casos, dos óbitos

    A pesquisa traz também dados de bairro de Santa Cruz quanto a saneamento básico, grupos de risco, rendimentos mensais familiares, entre outros dados. De acordo com Rogério Silveira, a partir da primeira publicação, o objetivo agora é monitorar a expansão do vírus pelo Estado, com atenção especial voltada também a Venâncio Aires, onde o número de casos confirmados passou para 22 nesta segunda.