Geral

Ação do Cisvale poderá garantir testes rápidos de coronavírus para municípios do Vale do Rio Pardo

Publicado em: 07 de abril de 2020 às 18:06 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:27
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Diagnóstico é importante para evitar a ampliação da circulação do vírus

    O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) publica nesta terça-feira edital de licitação para os 14 municípios consorciados adquirirem 60 mil kits de teste rápido para detecção da Covid-19. O diagnóstico é importante para evitar a ampliação da circulação do vírus. 
     
    "Com os testes, e o rápido diagnóstico de infectados ou não com o novo coronavírus, os gestores terão mais tranquilidade e agilidade para definir as políticas de combate da Covid-19. É uma ação do Consórcio para o benefício das nossas comunidades, o que é nossa principal missão", afirma o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

    A iniciativa do Cisvale atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que emitiu alerta global sobre a importância da realização de testes laboratoriais para a rápida identificação do coronavírus. Segundo o médico infectologista Marcelo Carneiro, a única forma de saber se a pandemia está no início, meio ou fim, é realizando o exame no maior número de pessoas que tiverem sintomas, sejam leves ou severos.

    "Coletar o maior número de exames é fundamental para dizer se as medidas de distanciamento social estão adequadas. Se já tivermos mais de 50 casos confirmados, já se consegue calcular o número de pessoas infectadas e quando será o pico no município ou região, que pode ser diferente ao de Porto Alegre ou São Paulo", declara o médico.

    Para definir a quantidade de 60 mil kits de teste rápido, o Cisvale levou em consideração os grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. Cada município poderá adquirir conforme a demanda e capacidade financeira. O fluxo será definido pela equipe técnica do Consórcio juntamente com apoio de profissionais infectologistas, seguindo o perfil epidemiológico das cidades. 

    A licitação, do tipo menor preço por item, será realizada via pregão eletrônico para registro de preços. O prazo para o recebimento das propostas termina às 8h50min do dia 15 de abril. Desta forma, o Cisvale garante um processo transparente, com controle e segurança das informações, além de diminuir custos para os municípios. A área de Consórcios Públicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a iniciativa como boa prática. O edital pode ser acessado em www.cisvalerp.com.br.

    Como funcionam os testes rápidos de detecção da Covid-19

    Entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de coronavírus coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.