Novas medidas foram anunciadas em transmissão ao vivo na tarde de hoje
O comércio de Venâncio Aires vai reabrir a partir desta quarta-feira (1º). A medida foi anunciada pelo prefeito Giovane Wickert, em transmissão ao vivo na tarde de hoje (31) e faz parte do novo Decreto Municipal de Calamidade Pública, que se estende até o dia 12 de abril. Apesar do retorno das atividades, as empresas e autônomos deverão adotar inúmeras restrições para o funcionamento com segurança.
De acordo com Wickert, a decisão foi tomadas após inúmeras reuniões com entidade e associações, pensando em priozar a saúde mas também buscar o equilíbrio da economia. "As novas medidas foram pensadas em adaptar a realidade de Venâncio Aires ao atual cenário. No entanto, estaremos fiscalizando para que as determinações sejam obecedidas e cumpridas", disse.
O novo decreto permite que todos os setores do comércio voltem a funcionar, porém o atendimento deve ser de portas fechadas, para que haja um controle de entrada das pessoas. Cada empresa deve respeitar a capacidade máxima de 50% dos funcionários, preservando os grupos de risco e projetando a plataforma home office, além de uma escala de revezamento. Os comércios também deverão atender ao protocolo de higienização, como lavar as mãos e dispor de álcool gel para funcionários e população, além de realizar o controle de temperatura nos funcionários e deixar janelas abertas para circulação do ar.
Será permitida a entrada de três pessoas por vez, havendo o distânciamento de 2 metros nos atendimentos. Os comerciantes também terão a responsabiliade de disperçar quem está do lado de fora das lojas, para que não haja filas e aglomerações. Mães com filhos menores de 12 anos, terão prioridade no atendimento. Além disso, os idosos e grupos de risco, terão um horário exclusivo para atendimento, das 8h às 9h. Aos domingos, apenas supermarcados e similares, farmácias e postos, que são enquadrados nos serviços essenciais, poderão funcionar.
Para restaurantes, sorveterias e lancherias, fica estabelecido a capacidade máxima de 50% do público. Ambos não podem disponibilizar buffet, apenas serviços de tele-entrega, pratos feitos ou servidos nas mesas, que devem atender o distanciamento. Já consultórios médicos e odontológicos, devem restringir a sala de espera e atender as consultas com pontualidade, para evitar aglomeração.
Quanto ao funcionamento de escolas, tanto municipais como estaduais, acompanham o decreto do Governo do Estado e seguem sem atividade até o dia 30 de abril.
Permanecem fechados o parque do Chimarrão, casas de festas, ginásios, salões de comunidade, casas noturnas e bares, bem como ficam proibidas a circulação nas praças, eventos esportivos e celebrações nas igrejas. O prefeito ainda ressaltou que vai mater o toque de recolher até às 21h.
A prefeitura também orienta que pessoas não saiam em grupos para fazer compras e que vai estar monitorando para que não haja aglomerações.
Para as indústrias, o decreto passa a valer apenas a partir da próxima segunda-feira (6).
Notícias relacionadas

Nos primeiros 100 dias do ano, Cisvale soma R$ 37 milhões em projetos
Balanço das ações realizadas até o dia 10 de abril revela ainda os repasses de R$ 645 mil e as seis estações meteorológicas, recebidas do Sicredi

Conexão News realiza segunda edição no Bairro Arroio Grande
Depois de marcar presença na Praça Getúlio Vargas, o programa chega em um dos bairros mais populosos da cidade

Idoso morto por vizinho recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Zimer de Oliveira Rocha foi executado no dia 24 de março de 2025

Solicitação antiga da comunidade, área de lazer no Bairro Várzea recebe melhorias
A ação atende a um pedido formalizado pela associação de moradores