Geral e Cobertura Especial

Prefeitura anuncia suspensão no atendimento em Postos de Saúde e vacinas prioritárias para pessoas em grupo de risco

Publicado em: 20 de março de 2020 às 18:20 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 07:57
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Rafael Cunha/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Medidas foram confirmadas em coletiva; Campanha de arrecadação de alimentos para famílias carentes também foi anunciada

    A Secretaria da Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul anunciou no início da noite desta sexta-feira (20) a suspensão do atendimento em quatro postos de saúde do município. A medida ocorre por conta do afastamento de cerca de 60 profissionais que atuam na Sesa e se enquadram nos grupos de risco. A população será realocada a outras unidades de atendimento básico do município.

    Durante o anúncio, o secretário de saúde, Régis de Oliveira Júnior destacou que a partir de agora serão tomadas decisões difíceis, mas necessárias e anunciou a suspensão dos atendimentos nos postos Linha Monte Alverne, Glória, Belvedere e Jacob Schmidt, no Bairro Arroio Grande. A Estratégia de Saúde da Família Pedro Eggler, em Monte Alverne e os postos Cristal Harmonia, no Bairro Santa Vitória, Margarida e Arroio Grande, respectivamente, passarão a realizar os atendimentos.

    Vacinas

    Além disso, durante o anúncio, o secretario destacou que o município recebeu sete mil doses da vacina contra o vírus Influenza e que serão imunizados em um primeiro momento, as pessoas em grupo prioritário de risco, portanto com mais de 60 anos de idade. O município deve usar as vacinas também em idosos que estão em clínicas geriátricas públicas e privadas.

    O secretário ainda solicitou a população que não se aglomere em frente aos postos de saúde, pois inicialmente só serão vacinadas pessoas que estão no grupo de risco prioritário. Unidades avançadas de vacinação também serão implementadas, a partir de segunda-feira (23) na Casa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), junto a Praça Getúlio Vargas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Ramiro Barcelos, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua Ernesto Alves e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

    Um novo lote deve ser recebido pelo município na próxima semana e deve contemplar professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e especiais. A unidade móvel da Secretaria também deve percorrer as comunidades mais distantes do interior.

    Arrecadação de Alimentos

    Outro medida anunciada foi o início, neste  sábado (21), de uma campanha de arrecadação de alimentos, que tem como objetivo atender as famílias carentes do município. De acordo com a coordenadora da campanha, Juliana Bach, serão diversos postos de coleta pelo município. O recolhimento será feito em todos supermercados e em um posto avançado no cruzamento das ruas Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros.

    Confira a coletiva na íntegra: