Empresários estão adotando diversas medidas como forma de prevenção do coronavírus
Os reflexos em função da preocupação com o coronavírus têm chegado nos restaurantes e estabelecimentos comerciais de Santa Cruz do Sul, pois a redução do movimento caiu pela metade. Alguns locais já apostam, inclusive, em uma série de medidas preventivas para evitar a propagação do vírus.
No Restaurante À Brasileira uma das principais medidas adotadas foi a intensificação na utilização do álcool gel, tanto no caixa, quanto no buffet e nos banheiros. Além disso, as portas e janelas são deixadas abertas para ventilação e, ainda, a partir desta quarta-feira (18) o restaurante aposta na tele-entrega. De acordo com o administrador do local, Luís Fernando Barbosa, o movimento caiu desde segunda-feira, principalmente devido aos cancelamentos das aulas. No momento, os clientes costumam ser pessoas que trabalham no comércio local. "A situação é preocupante, mas nós estamos seguindo as orientações orientações", comenta.
PREOCUPAÇÃO
No Restaurante da Gruta também houve uma redução no número de clientes e uma série de iniciativas estão sendo tomadas. O álcool gel pode ser encontrado em vários pontos do restaurante e a higienização de talheres, pratos, copos, xícaras, cubas, buffet tem sido intensificada. Além disso, foi realizado um maior espaçamento entre as mesas e tiradas mais de 70 cadeiras e mesas. Outra medida adotada se refere à esterilização individual dos talheres, bem como, eles são embalados individualmente. "Tiramos os guardanapos de pano das mesas e mudamos todo nosso padrão de montagem de mesa", acrescenta.
Para os clientes, há ainda mais novidades. Na tele-entrega, receberão de presente um álcool gel. De acordo com o proprietário, Alexandre Humburguer, como existe uma grande preocupação com a saúde de todos, aumentou-se o trabalho de tele-entrega que ocorre das 10h às 23h. "Pode ser pedido alimentos do buffet, prato feito, sushi, pizza, pastel, xis, cachorro-quente, hambúrguer, frango da gruta, frango frito americano, peixe frito, bebidas, com tele-entrega de R$ 5, sendo que cada dia da semana terá uma opção com tele-entrega grátis", destaca. A partir de segunda-feira haverá apenas o serviço delivery. Também será dada férias coletivas para 70% dos funcionários.
Segundo Humburguer, a empresa busca preparar os funcionários para trabalhar de forma diferente e com responsabilidade: "Vamos colocar cartazes explicativos com dicas e cuidados para clientes e funcionários. Vamos lutar não só pelo restaurante, mas também por cada família de funcionários que precisa de emprego e renda. Esse momento é difícil para todos", complementa.
PREVENÇÃO
No Mundo Animal, em Santa Cruz, a queda no movimento também reduziu cerca 50% desde a última segunda-feira (16). Segundo o proprietário Vinícius Kologeski, os funcionários do estabelecimento que têm um contato direto com o público já estão usando luvas. Assim como nos outros locais, no Mundo Animal o uso do álcool gel tem sido constante. O ar condicionado, por exemplo, não é mais ligado e janelas e portas são mantidas abertas.
Ainda conforme o proprietário, provavelmente a partir de segunda-feira (23) será fechado o atendimento ao público e a aposta será a tele-entrega. No entanto, a definição se dará nos próximos dias. "Em um primeiro momento vamos pensar na saúde das pessoas. Depois vamos avaliar a questão financeira", destaca.
Notícias relacionadas

Segue aberto período de inscrição para o processo seletivo para Bombeiro Militar do CBMRS
Interessados devem atender aos requisitos definidos no edital; saiba quais são

Parque do Chimarrão recebe reforço na segurança para a Fenachim 2025
Câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos do local

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.
