Na Europa, estabelecimentos públicos e privados estão fechados
O coronavírus se espalha pelo mundo e muda, a cada dia, a rotina de milhares de pessoas. De fácil transmissão, em pouco tempo ele é capaz de alterar os números. No início de março, o Portal Arauto conversou com a santa-cruzense Iana Knak, que mora há sete anos na Itália. No dia 4, eram 52 mortes. Nesta terça-feira (17), são 2.503 óbitos. A advogada relata que muita coisa aconteceu nessas poucas semanas. As academias estão fechadas, assim como os estabelecimentos públicos e privados. Apenas empresas consideradas centros produtivos – como a que Iana trabalha – têm autorização para ficarem abertas. "Apenas alguns mercados estão abertos e com horário reduzido. Ou seja, mais ou menos somente serviços de primeira necessidade", conta.
E o que está aberto, tem acesso limitado. No mercado que a advogada costuma frequentar, de pequeno porte, apenas quatro pessoas podem entrar no local simultaneamente. "Nunca pensei viver isso, mas não entrei em pânico. Mexendo aqui e ali, tudo se ajeita", diz. Porém, ela recomenda que as pessoas estejam atentas e não ignorem as regras. "Pensa que somos infinitamente menores que a China. Então as proporções são muito grandes. Se no Brasil as pessoas continuarem tirando sarro, ou entrando em pânico, ou seja, sem se concentrar no problema, a hora que o contágio disseminar vai ser triste", destaca.
No outro lado do oceano, está o santa-cruzense Orlando Norberto Kessler, de 80 anos. O empresário vive com a família no Estados Unidos há 21 anos e enfrenta, com muita atenção, esse período de pandemia. "Vivemos como a grande maioria das famílias: enclausurados em casa. Mas, recebemos a notícia da chegada do vírus com normalidade. Afinal, os Estados Unidos estão muito bem preparados e sabem lidar com estas guerras bacteriológicas. Graças a Deus estamos bem", comenta. A rotina de Kessler e dos familiares mudou com a chegada da Covid-19. Todos saem de casa apenas em situações extremamente necessárias e passaram a utilizar, diariamente, o álcool gel. "Acompanhamos tudo pelo notíciário e acreditamos que, em menos de uma semana, tudo volte ao normal", fala.
Números
- ITÁLIA: 31.506 casos confirmados e 2.503 mortes
- ESTADOS UNIDOS: 1.678 casos e 41 mortes
Leia mais: Santa-cruzense conta rotina na Itália, país com onda de casos coronavírus
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
