Tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa assumiu o posto nesta quinta-feira
Após dois anos servindo como comandante do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro, o tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa assumiu o comando do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul, nesta quinta-feira (9). Este é o segundo comando de sua carreira militar: o primeiro foi em Manaus, no Amazonas, na 12ª Companhia de Guardas. A cerimônia de transição do cargo – antes ocupado pelo coronel de Infantaria Christian Augusto dos Santos Cravo – foi realizada na sede do 7º BIB.
Natural de Santa Maria, o novo comandante chegou a Santa Cruz do Sul em dezembro de 2019 se sentindo em casa. Isso porque a relação com a cidade é antiga, já que a esposa, Fernanda, é santa-cruzense. Dessa forma, muitas foram as vindas à cidade para passar férias e visitar os familiares de Fernanda. “A transferência para Santa Cruz do Sul uniu uma pretensão profissional, pela vontade de servir na unidade e pela ligação forte com a atividade de blindados, bem como pessoal, pois parte da família está aqui”, revela o tenente-coronel. Ao prospectar os dois anos de comando, diz que o desafio será grande em manter os padrões que o Batalhão já atingiu. “Acompanho o trabalho da unidade e sei da qualidade que ele é desenvolvido tanto na parte operacional como na gestão, bem como para fortalecer o relacionamento com a cidade e região”, afirma.
CARREIRA
Entrou para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex) em 1992; serviu em sua primeira unidade, como tenente, no 7° Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) – que na época era sediado em Santa Maria; após, como tenente-capitão foi para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro; na cidade também fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO); de 2005 a 2007 serviu no 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus, no Amazonas; em 2008 cumpriu missão da ONU no Sudão, na África, onde foi observador militar da organização; após, retornou a Manaus, onde serviu de 2009 a 2012, comandando a 12ª Companhia de Guardas; depois foi para a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), no Rio de Janeiro; em 2015, retornou a Santa Maria e foi do Estado-Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; em 2016, foi para Assunção, no Paraguai, onde fez o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Paraguaio e em 2017 foi instrutor da escola; em 2018 e 2019, retornou para a Academia Militar das Agulhas Negras, como comandante do Curso de Infantaria da AMAN.
Leia mais: Na despedida do sétimo BIB, Coronel Cravo declara satisfação em servir em Santa Cruz
Notícias relacionadas
Casa De Carnes Zé Rosado: seis anos de tradição e referência em Santa Cruz
Empreendimento está localizado na Rua Professora Alice Simões Píres, nº 360, no bairro Santa Vitória
Desenvolvimento da região e seca: Adriana Bender, com o baralho cigano, apresenta as previsões para 2025
Ela traz uma perspectiva do cenário econômico, político, esportivo e da saúde do país para o próximo ciclo
Vera Cruz terá feira de adoção de animais nesta sexta-feira
Estarão disponíveis para acolhimento responsável diversos cães e gatos
Patrulha Ambiental de Rio Pardo intensifica fiscalização durante a piracema
Soldado Lucas Neves explicou o que é permitido na região durante o período