Formandos fazem parte da segunda edição do Programa de Aprendizagem
Esta quinta-feira (13) foi marcada pela entrega de certificados pela conclusão do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, em Santa Cruz do Sul.
O evento contou com a presença dos 120 formandos, familiares, além de parceiros do Instituto e empresas associadas. A madrinha das turmas foi a Procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, coordenadora nacional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) do Ministério Público do Trabalho (MPT).
As sete turmas de formandos fazem parte da segunda edição do Programa de Aprendizagem e são dos municípios de Vera Cruz, Vale do Sol, Santa Cruz, Candelária, Boqueirão do Leão, Sinimbu e Venâncio Aires. Para cada uma foi preparado um vídeo sobre como os jovens enxergam o meio rural e a mensagem que cada turma quis deixar. Entre os relatos, o compartilhar de conhecimento entre os estudantes.
O prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, marcou presença no evento e falou em nome de todos os prefeitos das cidades que tiveram turmas do programa. O prefeito destacou a importância da administração das propriedades rurais nos dias de hoje. Segundo ele, produzir sem administrar é comer sem prato. De acordo com o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, duas palavras resumem a parceria entre a Coordenadoria e o Instituto Crescer Legal: gratidão e reconhecimento. Ainda desejou que o aprendizado se multiplique.
SOBRE O PROGRAMA
Em 2017, 84 adolescentes receberam seus certificados e, com as turmas deste ano, a soma já chega a 204 jovens com formação em empreendedorismo e gestão rural. Para 2019, estão previstas turmas nos municípios de Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. Os adolescentes que participam do programa são contratados como aprendizes e recebem remuneração e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem. Eles são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas.
Notícias relacionadas
Nove a cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa
Acesso é diferente entre regiões, estados, raças e etnias
Morador de Encruzilhada leva R$ 30 mil no TriLegal Tchê
Renato dividiu o segundo prêmio com mais dois ganhadores
Começam trabalhos para o asfaltamento da avenida Willy de Moraes
Pavimentação da estrada de Cerro Alegre Alto foi concluída
Re (começar)
O maior aprendizado, entretanto, foi de que se queremos um mundo melhor precisamos fazer a nossa parte. Basta querer