Cerimônia de formatura das turmas de Boqueirão do Leão, Candelária, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz será nesta quinta-feira
A entrega dos certificados pela conclusão do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, ocorrerá nesta quinta-feira (13), em Santa Cruz do Sul. Será um grande evento, com a presença dos 120 formandos e familiares, além de parceiros do Instituto e empresas associadas. A madrinha das turmas será a Procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici, coordenadora nacional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Os formandos fazem parte da segunda edição do Programa de Aprendizagem. Em 2017, 84 adolescentes receberam seus certificados e, com as turmas deste ano, a soma já chega a 204 jovens com formação em empreendedorismo e gestão rural. Para 2019, estão previstas turmas nos municípios de Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. Os adolescentes que participam do programa são contratados como aprendizes e recebem remuneração e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem. Eles são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas.
Selecionados entre as famílias de produtores e trabalhadores rurais com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto, além de parceiros das redes de assistência social e educação dos municípios, os aprendizes das turmas de 2018 tiveram um ano de curso, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. No programa das atividades estiveram o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os adolescentes também desenvolveram trabalhos em grupo envolvendo as famílias, realizaram intervenções em suas comunidades e concluíram a aprendizagem com estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural, construindo projetos de vida.
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