Para valer em Santa Cruz, a proposta precisa passar pela sanção do prefeito Telmo Kirst
O Legislativo de Santa Cruz do Sul aprovou, na noite desta segunda-feira (10), o Projeto de Lei do vereador Ari Thessing (PT), que autoriza a venda e consumo de cerveja em arena, estádios esportivos e ginásios do município. A medida vai contra a legislação federal e estadual. No entanto, estados como Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Espírito Santo são alguns dos que aprovaram leis permitindo a venda de bebidas alcóolicas. Para valer em Santa Cruz, a proposta precisa passar pela sanção do prefeito Telmo Kirst.
Na justificativa do projeto, o vereador destaca que não há a intenção de liberar indiscriminadamente a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios, mas permitir que, ordenadamente, as entidades ou empresas promotoras possam obter receita para arcar com algumas despesas oriundas destes eventos. "Aliás, não somente para arcar com despesas, mas também para promover melhorias em praças esportivas, proporcionando mais comodidade e melhores condições gerais para as pessoas assistirem ou participarem destas atividades", explica.
O projeto ainda esclarece que a ideia é de somente permitir a venda e consumo de bebida alcoólica em locais próprios para isso como bares, lanchonetes, camarotes e áreas VIP. A comercialização deve ocorrer em determinados momentos como antes do início do jogo, durante o intervalo e após o término da disputa. A bebida somente poderá ser servida em copo plástico ou garrafa plástica, e com teor alcóolico de até 14%.
O que diz a legislação?
Estadual: A lei Nº 12.916, de 1º de abril de 2008, proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e nos ginásios de esportes do Rio Grande do Sul. Ficam excluídos da proibição os restaurantes existentes ou que vierem a se estabelecer nos estádios; e os jogos de campeonatos amadores municipais ou regionais promovidos por entidades, ligas, associações, municípios e/ou federações de futebol amador, que reunirem público inferior a cinco mil pessoas.
Notícias relacionadas
Hospital Santa Cruz contará com prontuário eletrônico nos próximos meses
A mudança visa melhorar os processos realizados na instituição de saúde
Procon realizará pesquisa de preços de material escolar nos próximos dias
A pesquisa será conduzida em diversos estabelecimentos da cidade e o resultado deverá ser divulgado ainda no mês de janeiro
Procon orienta sobre aluguel de imóveis na temporada de verão
Marcelo Estula explica quando o consumidor deve procurar o órgão, além de oferecer dicas para se proteger durante o processo de locação
Prefeitura abre processo seletivo para profissionais em fonoaudiologia
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 10 de janeiro