Menina é exemplo de força e superação no tratamento de um tumor no cérebro
Vamos falar de superação. De vida. De aprender com uma criança.
E quem ensina é uma menina de sorriso estampado no rosto e de olhos radiantes. Quem vê Sofia Luedtke jamais imagina a batalha que a pequena de apenas um ano e quatro meses trava todos os dias em busca da sua recuperação. Sofia é uma guerreira. Há pouco mais de dois meses a menina foi diagnosticada com câncer. Um tumor no cérebro. Não houve tempo para pensar, foi preciso agir rápido porque a doença já estava em estágio avançado. A cirurgia, mesmo sem garantia de sucesso, era a única chance de sobrevivência. Sofia é exemplo de força.
A notícia que chocou os pais Rosimeri Luedtke e Éder Eischstatt, moradores do bairro Arco-Íris, em Vera Cruz, também assustou o mano Guilherme, de sete anos. Os sintomas que vinham sendo tratados davam a ideia de que a pequena sofresse de intolerância à lactose. Depois dos seis meses de idade começou a perder peso, vomitava muito e era pouco ativa. "A gente nunca imaginou que poderia ser câncer, ainda mais na cabeça", emociona-se a mãe. "Ela tinha pouco tempo e a cirurgia não era garantida, mas se não operasse aí mesmo que ela não teria chance", lembra Éder.
O procedimento foi feito em um hospital em Porto Alegre, no último dia 5 de maio. 70% do tumor foi retirado. Sofia foi forte, resistiu bravamente e em duas semanas retornou para casa para continuar o tratamento. As sessões de quimioterapia são a alternativa para a cura completa. Já foram seis sessões do total de 10. Depois, serão mais oito meses com ciclos de medicação e um acompanhamento ao longo de anos.
A pequena uniu ainda mais a família e despertou a solidariedade dos vera-cruzenses. Além da ajuda do poder público, a comunidade fez rifas, jantar beneficente, angariou doações para ajudar a família a ter plenas condições de seguir o longo tratamento. Por todo apoio e ações beneficentes, a família frisa a gratidão.
E todo o apoio já tem a recompensa: Sofia dá sinais de recuperação todos os dias. Está ganhando peso, a cada dia mostra mais coordenação motora e força para ficar de pé, já ensaia os primeiros passos e distribui sorrisos. Para quem chega, logo manifesta a vontade de ganhar mais um colo.
Sofia ensina aos pais todos os dias sobre superação e coragem, sobre viver intensamente cada momento. Na ingenuidade de quem ainda não entende a complexidade da situação, é ela quem dá força aos pais. E ensina mesmo aos desconhecidos que o amor ao próximo prevalece sobre os problemas cotidianos. "Não é fácil, mas está dando certo", resume a mãe, Rosimeri.
Sofia Luedtke sensibiliza comunidade vera-cruzense
No vídeo especial para o Portal Arauto a família de Sofia Luedtke conta sobre a superação da doença e da gratidão por cada conquista:
Notícias relacionadas

Programa que oferta bolsas de estudo no exterior a negros tem inscrição até dia 30
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Papa Francisco clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica