Geral

Política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais propõe atuação colaborativa

Publicado em: 26 de junho de 2023 às 07:00 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 17:08
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Brigada Militar
    compartilhe essa matéria

    Proposta tem como objetivo estabelecer mecanismos de parceria entre a Administração Pública e os órgãos de segurança

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul recebeu um projeto que busca instituir a Política Municipal de Auxílio ao Combate ao Abigeato e aos Crimes em Áreas Rurais. Liderada por Rodrigo Rabuske (PTB), a proposta tem como objetivo estabelecer mecanismos de colaboração entre a Administração Pública e os órgãos de segurança para enfrentar a criminalidade.

    A política prevê a identificação dos locais e períodos do ano com maior incidência de crimes nessas áreas, além da avaliação da implantação de módulos compartilhados de segurança em localidades rurais com índices elevados de criminalidade. Outro objetivo da política é fomentar a organização da sociedade civil para adotar práticas de prevenção social do crime. Também está previsto o uso de meios tecnológicos para o monitoramento.

    De acordo com o projeto, o Executivo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, seria autorizado a criar unidades de patrulhamento rural e sistematizar a coleta de informações. “O projeto busca oferecer uma resposta à nossa comunidade, em especial aos nossos moradores e produtores do meio rural, pecuaristas, agropecuaristas, agricultores familiares, que conclamam por políticas que ofereçam maior segurança e apoio”, destacou Rabuske.