Geral e Região

Mais de 40 mil animais devem ser vacinados contra aftosa em Santa Cruz e Vera Cruz

Publicado em: 30 de abril de 2019 às 14:22 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 10:59
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Fernando Dias/Seapdr/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Neste ano, a novidade é que houve redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml

    Inicia nesta quarta-feira, dia 1º de maio, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Devem ser imunizados bovinos e búfalos de todas as idades. Neste ano, a novidade é que a vacina sofreu alterações na sua formulação. Houve redução na dosagem de aplicação de 5 ml para 2 ml.  A vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus A e O e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais.

    É importante salientar que o processo de vacinação para ser completo, além da aquisição e aplicação da vacina no rebanho, o produtor deve apresentar a Nota Fiscal da compra das doses de vacina nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa da Seapdr/RS, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria, durante o mês de maio e até cinco dias úteis após o término oficial da campanha que encerra no dia 31 de maio.

    Em Vera Cruz, 1,9 mil produtores devem ficar atentos ao prazo de vacinação. No município, são 16 mil bovídeos que devem receber a imunização, de acordo com o técnico agrícola da Inspetoria Veterinária, Daniel Menezes. As doses da vacina podem ser encontradas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na Waslawik Veterinária.  

    Em Vale do Sol, são 10 mil bovídeos a serem vacinados. As doses podem ser compradas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e Agropecuária Paulo Fritsch. Já em Santa Cruz do Sul, são 28 mil bovinos, em cerca de 2,8 mil propriedades. As doses estarão à venda no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

    PENALIDADES
    Os produtores que não comprovarem a imunização do seu rebanho nos períodos e condições estabelecidas ficam impedidos de transitar com seus bovídeos até que regularizem a vacinação e serão autuados. O valor da multa é de R$ 1.172,13.