Além das disciplinas com conteúdos já conhecidos pelos alunos, tema da redação é surpresa para os aspirantes a uma vaga em um curso de graduação
Livros e caneta na mão e o sonho de ingressar em uma universidade. Assim, jovens de todo o Brasil intensificam seus estudos nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que este ano será realizado em 5 e 6 de novembro. Com 180 questões objetivas e mais a redação, cujo tema é uma surpresa, os estudantes dos anos finais do Ensino Médio buscam alcançar as melhores notas. Para isso, vale tirar dúvidas com o professor, se debruçar nos livros, correr para a internet, realizar simulado, enfim, encontrar maneiras de entender os conteúdos que podem vir a ser cobrados na avaliação.
Na proximidade do ENEM, as escolas organizam atividades de preparação para que os estudantes possam testar os conhecimentos e sanar questões ainda em dúvida para o exame. A Escola Vera Cruz – única com ensino médio público no município – tem professores que apresentaram uma aula diferenciada. Exemplo é o da professora de Língua Portuguesa e Literatura, Maira Andréa Leite da Silva. Com uma apresentação de slides, além de compartilhar questões práticas da prova de linguagens, competências avaliadas na redação, temas de anos anteriores e assuntos mais cotados para 2016, ela analisou com os alunos provas de anos anteriores, redações nota 1.000 (máxima), entre tantos outros assuntos.
REDAÇÃO
Acertar o tema da redação é sempre um desafio, pois, a cada ano, o ENEM tem trazido questões polêmicas, mas que nem sempre são as mais cotadas. “Imagino que neste ano a redação poderá versar sobre algum tema ligado ao meio ambiente, já que tivemos grande repercussão de catástrofes ambientais como o rompimento de barragem em Minas Gerais e também a discussão acerca do Zika vírus, associado à microcefalia em bebês e, desde 2008, os temas ambientais não têm aparecido nas propostas de redação do ENEM”, resgata a professora.
Para uma boa nota na redação, de acordo com a professora Maira, é válida a leitura de jornais, revistas e temas da atualidade, além de focar na argumentação na hora de escrever, relacionando com outras áreas do conhecimento, como ciências da natureza, filosofia e história.
Confira a matéria completa na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.
Notícias relacionadas

CDL Jovem é lançada em Santa Cruz com foco em inovação e liderança
O grupo será coordenado por William Steffens, de 32 anos. Ao seu lado, na vice-coordenação, está João Junqueira, de 35

PIM promove tarde especial de Páscoa para crianças de Venâncio Aires
Programação foi pensada para envolver, acolher e promover o desenvolvimento dos pequenos por meio do brincar

Candelária avança para construção de mais 20 casas populares
Novo núcleo habitacional será implantado em uma área doada pelo estado

Rapidinho suspende operação durante feriado prolongado em Santa Cruz
O serviço ficará inoperante a partir da sexta-feira e retorna apenas na terça da próxima semana