Região

No Dia da Indústria, conheça o mercado na região

Publicado em: 25 de maio de 2019 às 14:18 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 11:38
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida / Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Localização estratégica e futura duplicação da RSC-287 atraem investidores

    O desenvolvimento econômico em Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol passa por elas: as indústrias. Em cada município, formas de planejar e incentivar a vinda de novas empresas, mas em comum, um posicionamento geográfico privilegiado, estratégico no Vale do Rio Pardo, convidativo, com áreas propícias a investimentos, com facilidade de escoar a produção.

    Se já é realidade hoje, com o projeto de duplicação da RSC-287 para os próximos anos, então, a perspectiva é realçada. Crescimento à vista. E na data comemorativa a esse espaço de produção, o Jornal Arauto preparou uma reportagem especial, contando como cada um desses municípios projeta o seu crescimento na área industrial e quem são as gigantes do momento. Confira

    VERA CRUZ: Aposta em novos empreendimentos
    O ranking das maiores empresas que geram Valor Adicionado Fiscal para Vera Cruz tem o Centro de Distribuição da CVI Refrigerantes no topo. A lista também demonstra a diversidade empresarial, ainda com a força e a tradição do setor fumageiro, mas a consolidação de outras referências.

    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Wagner, analisa que o ranking, com base em 2018, terá a Alliance One pela última vez figurando entre as maiores geradoras, por ainda ter estoque de fumo vendido no ano passado. Apesar disso, com os novos empreendimentos e crescimento dos já existentes, o foco é na manutenção e ampliação do indicador da movimentação industrial e comercial.

    O crescimento de R$ 245 milhões em 2016 para R$ 330 milhões no Valor Adicionado, em 2017, o que deve se manter em 2018, reforça esta perspectiva. Estão em obras empreendimentos nos segmentos de infraestrutura (ferros e concreto) e distribuição de medicamentos, e existem tratativas em sigilo para a vinda de novos investidores.

    Maiores empresas em valor adicionado fiscal:
    1. CVI REFRIGERANTES LTDA
    2. ALLIANCE ONE BRASIL EXPRA DE TABACOS LTDA
    3. CLP TABACOS
    4. MEDILAR IMPORT DIST PROD MEDCO HOSPLS S/A
    5. MERCADO BACK
    6. ARNOLDO PICK & CIA. LTDA
    7. GIOVANE PICK & CIA. LTDA
    8. COAGRISOL COOP. AGROINDUSTRIAL
    9. SUPERALEGRIA
    10. LOJAS BECKER

    Santa Cruz é a cidade para investir
    O principal município do Vale do Rio Pardo, por seu tamanho e sua economia, possui empresas consolidadas, mas está sempre de olho em novos empreendimentos e perspectivas. No ranking das maiores em faturamento de Santa Cruz do Sul é inegável a força e a tradição do setor fumageiro, mas também é preciso considerar a diversidade de segmentos existente em mais de 12 mil empresas ativas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz, César Antônio Cechinato, mesmo com o advento da indústria 4.0 (inteligência artificial, internet…), da indústria criativa, a chamada indústria 2.0 (produção em escala) e a indústria 3.0 (automação e robótica) continuarão a ter importante participação no PIB do Brasil e de Santa Cruz.

    “Hoje a indústria de transformação representa quase 30% do total de trabalhadores com carteira assinada no município. Como segmento da indústria de transformação, as indústrias de processamento de tabaco e cigarreiras respondem por um terço do contingente, sem contar os mais de 6 mil trabalhadores safristas contratados todo ano por estas empresas. O setor é altamente representativo para o retorno de impostos ao município, equiparando-se a outros setores na empregabilidade de trabalhadores efetivos”, frisa Cechinato.

    Nos últimos anos, acrescenta ele, a metalurgia e o setor de alimentos e proteína animal (frigoríficos), entre outros, se tornaram muito representativos em empregos e impostos. “Vamos continuar perseverando na diversificação da nossa economia, implementando ações na inserção e consolidação da indústria 4.0 (ainda nascente na cidade), valorizando e incentivando os setores que nos trouxeram até aqui, que pagam salários e benefícios diferenciados, geram impostos e são responsáveis pela dimensão do nosso PIB e alta qualidade de vida na cidade”, reflete o Secretário.

    IDEAL PARA INVESTIR

    Santa Cruz do Sul foi referendada pela edição de outubro da Revista Exame (principal revista de economia e negócios da América Latina) como a 20ª melhor cidade para investir e se fazer negócios e 2ª melhor do Rio Grande do Sul, somente atrás de Porto Alegre. “A cidade possui a melhor condição logística do RS, que somada à qualificação de sua força de trabalho e à qualidade de vida que apresenta, motiva qualquer empresário investidor, ao olhar para o Sul do Brasil, obrigatoriamente terá que considerar firmemente a opção Santa Cruz do Sul para sediar seu investimento”, sublinha Cechinato.

    Mas para isso, frisa, o Brasil precisa voltar a ser destino de investimentos, o Rio Grande do Sul investir em infraestrutura, resolver o nó de seu déficit fiscal e deixar de receber ou afugentar investimentos.

    Ranking das maiores empresas de Santa Cruz do Sul (Valor Adicionado Fiscal/2017)
    1º Philip Morris
    2º Metalúrgica Mor
    3º Universal Leaf
    4º Genésio A. Mendes & Cia Ltda (GAM)
    5º JTI
    6º Mercur
    7º Excelsior Alimentos
    8º Souza Cruz
    9º Xalingo
    10º  Supermercados Miller                              

    Vale do Sol busca por indústrias
    Vale do Sol sabidamente é um município com vocação agrícola e é o comércio que acaba preenchendo o ranking das maiores geradoras de impostos para a economia local. Em uma reflexão sobre o Dia da Indústria, considerando a realidade do município, o secretário de Finanças, Claudeomir Karnopp, conclui que existe um vasto espaço para crescimento na área de produção industrial. “Atualmente as grandes indústrias da região atraem a mão de obra local, que poderia ser absorvida no município, desde que ocorresse a instalação de uma empresa em âmbito local. A logística favorece muito, especialmente pelas rodovias estaduais RSC-287 e 153, e a instalação de uma indústria seria um avanço significativo em termos de geração de emprego e renda para a população”, reflete o secretário.

    A diversificação da economia de Vale do Sol, hoje baseada na agricultura, poderia manter um fluxo contínuo de recursos no comércio local, muitas vezes afetado pelas frustrações parciais da safra agrícola, assegura Karnopp, que vai além. “O futuro do município depende de um acréscimo na matriz produtiva, em que a instalação de indústrias de pequeno e médio porte se apresentam como uma excelente opção. O investimento na atração de indústrias, no momento difícil pelo qual passa a economia, se mostra um grande desafio, mas esses devem ser superados e enfrentados pelo bem de toda a população de Vale do Sol”, arremata.

    PERSPECTIVAS
    Em termos de perspectiva, Karnopp acredita que a instalação de um distrito industrial ou a destinação de um local específico a ser oferecido como contrapartida à instalação de indústria se mostra essencial, considerando as ações desenvolvidas pelos municípios da região. A criação de uma legislação que forneça um regramento para o apoio à instalação de indústrias também é essencial.

    O incentivo a ser oferecido pelo Município, no momento, seria a destinação de área de terras e a possibilidade de fornecimento de máquinas e equipamentos para a terraplenagem da área. A isenção de impostos teria de ser estudada caso a caso, aponta.

    Em Valor Adicionado Fiscal, com ano-base 2017, as maiores empresas são:
    1. Foesch & Rachor Ltda – Supermercado Sonnenthal
    2. Intab Ind. de Tabacos e Agropecuária Ltda
    3. Lojas Becker Ltda
    4. Mercado Terrasul Ltda
    5. Theisen & Hickmann Ltda – Posto do Pinheiro
    6. Marlete Kanitz Ltda – Auto Posto Kanitz
    7. Com. de Bebidas Kohl Ltda
    8. Cristiane Halmenschlager Kanitz ME – Agrofer
    9. Marcos Alfredo Pozzebon – Auto Posto Pozzebon
    10. Servifest Distribuidora de Bebidas Ltda