A iniciativa faz parte de um projeto que busca implantar programas de fitoterapia em municípios
A Secretaria da Saúde (SES) lançou nesta segunda-feira (31) o Diário do Autocuidado. Nesta primeira edição, o material traz como tema os chás medicinais feitos a partir de plantas conhecidas pela população. A iniciativa faz parte de um projeto que busca implantar programas de fitoterapia em municípios. A publicação é uma parceria entre a área técnica de Saúde do Idoso e da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
A utilização de plantas medicinais é um importante recurso, de fácil acesso e de grande conhecimento popular acerca de seus benefícios. Contudo, ressalta-se que, tanto quanto qualquer outro medicamento, possuem propriedades que podem interagir com um segundo medicamento, aumentando ou inibindo o efeito desejado. As plantas ainda podem, em doses elevadas, causar efeitos colaterais não desejados ou tóxicos à saúde.
"A marcela (ou macela), por exemplo, pode ajudar contra cólicas, é digestivo, antidiarreico, diurético e diminui a pressão arterial. Contudo, em doses muito altas, pode levar a problemas no fígado", alerta a farmacêutica Sílvia Czermainski, coordenadora da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da SES. A orientação à população em geral é para sempre buscar informação antes dos uso dessas plantas, seja junto a um farmacêutico ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Foram confeccionados 10 mil exemplares do Diário do Autocuidado, que estão sendo distribuídos para todos os municípios. A apresentação do material ocorreu durante o Seminário Estadual de Envelhecimento, realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
Criado há três anos, o Projeto Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Rio Grande do Sul (APLPMFito/RS) tem por objetivo capacitar gestores e profissionais da saúde para a inserção de plantas medicinais como alternativas terapêuticas.
Notícias relacionadas

Pantano Grande garante R$ 1,5 milhão através do Programa Desassorear RS
Verba viabilizará no município a desobstrução de 11,5 km de extensão nos cursos d'água que cortam a cidade

Vera Cruz inicia programa de vacinação contra gripe
Meta é imunizar 10.551 pessoas que hoje fazem parte dos grupos prioritários no município

Pavimentação está entre as principais demandas dos moradores do Bairro São João
Pedidos são principalmente nas ruas que são corredores de ônibus

Rádio Revista – Alessandra Gobbi, Professora do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação da Unisc e Coordenadora do Praça STEM
Praça STEM da Unisc retoma as atividades.