São esperadas tempestades severas com fortes rajadas de ventos
Depois de um fim de semana com muito sol e tempo seco, o tempo volta a ficar instável na Região Sul do Brasil. Uma acentuada queda da pressão atmosférica começa a ocorrer novamente sobre o norte da Argentina na noite desta segunda-feira (31) gerando um forte sistema de baixa pressão atmosférica. Nas próximas 48 horas, esta baixa pressão atmosférica será alimentada por ventos quentes e úmidos que avançam do centro-norte do Brasil em direção ao Paraguai e ao norte da Argentina, e vai se juntar com uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul até a noite desta terça-feira (1).
Esta é uma combinação de condições atmosféricas típica para gerar tempestades severas, com fortes rajadas de ventos. No mapa abaixo, aparece a incidência de raios no Estado nas últimas horas. Essas ocorrências de descargas elétricas estão se deslocando do Oeste para a região central do Estado.
Feriado
O feriado de Finados na quarta-feira (2) será marcado por nuvens carregadas e muita chuva sobre o Sul do Brasil. A frente fria avança até o Paraná associada com grandes áreas de instabilidade sobre a Região. O tempo fica seco, mas com temperatura amena, só no sul gaúcho. Há risco de temporais no Paraná, em Santa Catarina e no norte gaúcho. Na Grande Porto Alegre e na parte central do Rio Grande do Sul, a chuva vai parando no decorrer do dia.
A semana segue com sol e predomínio de tempo seco no Rio Grade do Sul, mas Santa Catarina e Paraná ainda poderão ter eventos de chuva forte até a sexta-feira.
Notícias relacionadas
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho