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Inscrições para salva-vidas temporários seguem até a próxima quinta-feira no RS

Publicado em: 05 de novembro de 2016 às 12:48 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:44
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Governo do RS
  • Foto: Divulgação/Brigada Militar
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    Neste ano serão 600 vagas, o dobro da edição passada, para atuação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017

    As inscrições para o processo seletivo de contratação de salva-vidas civis temporários seguem até o dia 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Brigada Militar (BM). Neste ano serão 600 vagas, o dobro da edição passada, para atuação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, em praias de mar e águas internas.

    Para se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 45 anos (ambos os sexos), Ensino Fundamental completo, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade. Durante o período de contratação, o salva-vida temporário receberá mensalmente R$ 2.778,00, a título de remuneração e indenização por risco de vida, 30 vales-refeição e auxílio-transporte.

    Durante os três meses do verão, os candidatos contratados farão salvamento aquático nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Canoas, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo. No momento da inscrição, o candidato já faz a opção por águas do mar ou águas internas.

    O processo seletivo se dará em duas fases. A primeira será de habilitação específica, que consiste em exames de saúde e odontológico, e a segunda, de capacitação técnica, que compreende exame de aptidão física. A primeira etapa ocorrerá no dia 24 de novembro.

    Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, os contratados recebem certificado da Brigada Militar, com reconhecimento internacional. "O certificado possibilita novas oportunidades para o futuro. Apresentando a certificação é possível trabalhar com salvamento aquático em vários locais da Europa", garantiu o comandante. 

    Disposição de vagas

    Para praias de mar, são oferecidas 460 vagas – 360 no Litoral Norte e 100 no Litoral Sul. Para águas internas, são 140 vagas – 16 no Litoral Norte, 30 na Região Metropolitana, 14 na capital, 20 na Região Sul, 16 na Região Central, 14 no Vale do Rio Pardo, 16 no Vale do Rio dos Sinos e 14 na Fronteira Oeste. 

    Mais informações podem ser obtidas no site da Brigada Militar ou no Departamento Administrativo, na Rua dos Andradas, n º 482, Centro Histórico de Porto Alegre. Podem ser feitos contatos também pelos telefones (51) 3288-2812 e 3288-2834. O edital está disponível no site da Brigada Militar, na aba Editais.